EQST

O Que Prova Semiplena?

O que é prova Semiplena?

157 do Código de Processo Penal. Já no sentido de prova semiplena, o termo é utilizado para significar aquela que não é suficiente para produzir uma certeza inequívoca. ... Apesar de grande parte da doutrina referir-se aos indícios apenas com o significado de prova indireta, nos termos do art.

O que é uma prova indiciária?

Estabelece o Código de Processo Penal, em seu artigo 239, que se considera indício “a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.”

O que é uma prova circunstancial?

Prova indiciária (circunstancial, na terminologia anglo-saxónica) é, por contraste com a prova direta, um tipo de prova no qual uma inferência é necessária para alcançar algum conhecimento sobre o facto a prova.

O que é prova indireta?

A prova indireta é a não se dirige ao próprio fato probando, mas, por raciocínio que se desenvolve, se chega a ele. Na prova indireta há uma construção lógica através do qual se chega ao fato ou às circunstâncias que se quer provar.

Não são aceitos os indícios no processo penal brasileiro?

Segundo o Código de Processo Penal brasileiro, sim. No entanto, para além de uma leitura rápida da lei, não pode ser defendido que o indício seja aceito como única prova para uma condenação. ... Logo, sobrevém a necessidade de provas sólidas que permitam autonomamente sustentar aquilo que indiciariamente também se conclui.

É livre a apreciação da prova é prescindível a fundamentação da decisão que a acata ou refuta?

D) Pelo sistema da íntima convicção ou certeza moral do juiz, é livre a apreciação da prova e prescindível a fundamentação da decisão que a acata ou refuta. Resposta: Letra “d”.

Quando o juiz pode inverter o ônus da prova?

Nos termos do art. 6º, inciso VIII, do diploma legislativo, o juiz deveria inverter o ônus da prova do fato constitutivo, caso estivessem presentes a verossimilhança das alegações do autor e/ou a sua hipossuficiência. ... Ou seja, o ônus da prova apenas era deslocado do autor para o réu, jamais em sentido contrário.

Qual o ônus da prova previsto no CPC?

O ônus da prova, no Novo CPC, pode ser atribuído tanto ao autor quanto ao réu da ação. ... O ônus da prova incumbe: ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.