Composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, o sistema urinário é o responsável por formar e garantir a eliminação da urina para fora do corpo.
A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra. Nas mulheres, a uretra é um tubo curto localizado acima da vagina.
Composto por dois rins e pelas vias urinárias (dois ureteres, vesícula urinária e uretra), o sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, a qual será formada nos rins, conduzida até a vesícula urinária (bexiga) pelos ureteres, temporariamente armazenada na mesma e depois eliminada pela uretra.
O sistema urinário é composto pelos rins, uretéres, bexiga e uretra tendo como função a formação e a eliminação da urina. A eliminação dos metabólitos e do controle hídrico e ácido-base do organismo é efetuada pelos processos de filtração, secreção e excreção realizado pelo néfron.
O rim é um órgão com função de secreção, reabsorção e filtragem de água, sais minerais, glicose, aminoácidos e resíduos nitrogenados. É o principal órgão do sistema urinário e excretor, desempenhando papel fundamental na homeostase dos organismos. Os rins são o principal órgão funcional do sistema renal.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
Como já pontuamos, a principal função do sistema excretor é eliminar as excretas do organismo e controlar a quantidade de água e de sais minerais dentro do corpo humano. O sistema urinário é o principal responsável pela eliminação dos compostos nitrogenados — ou seja, que contêm nitrogênio.
Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
O sistema excretor humano é composto pelos órgãos;
Sistema excretor: o sistema excretor é formado pelo aparelho urinário que compreende duas glândulas secretoras, onde se elabora a urina. Os rins; dois condutos coletores, que recolhem a urina na saída dos rins. Os uréteres; um órgão receptor da urina, a bexiga, e um conduto secretor que a derrama no exterior, a uretra.
Os rins são órgãos encontrados aos pares na região posterior abdominal, estando cada um localizado lateralmente à coluna vertebral.
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
Se a dor acontecer perto de onde os rins estão, abaixo da caixa torácica, isso pode ser um indício de que se trata de algum problema renal. Também pode ser sentida uma dor no fundo das costas. Você pode sentir dor em um ou nos dois lados do corpo. Depende se o que você tem está afetando apenas um rim ou os dois.
A infecção renal ou pielonefrite corresponde à uma infecção no trato urinário em que o agente causador consegue chegar aos rins e provocar sua inflamação, levando ao surgimento de sintomas como cólica renal, urina com mau cheiro, febre e dor ao urinar.