Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)
Em língua yorubá, o colar ou fio de contas chama-se Àkufi isiro ou Ìlèkè. ... Daí surgiu à expressão usada no Candomblé: "fio de contas". Confeccionado de miçangas sintéticas nas cores de cada Divindade, o fio de contas faz parte indumentária ritualística do Candomblé e simboliza cargos ou Nações (etnias) de Candomblé.
Essas guias são colares que todos usam, a começar pela guia de Oxalá e tem significado duplo: primeiro o de proteção, depois de doação. ... As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado.
Cores dos Fios de Contas ou Guias de Umbanda
As cores dos Orixás na Umbanda
Cores: Ogum no Candomblé usa o azul rei, o verde e o branco. Na Umbanda, Ogum usa o vermelho que é associado à luta. Oxum usa o amarelo que simboliza o ouro e a prosperidade.
As linhas da Umbanda são dentro da doutrina daquela religião, sete diferentes tipos de irradiações dos orixás, cada uma delas atuando num padrão vibratório que estimula e dá sustentação aos seres viventes. Assim, as linhas da Umbanda são sete partições da energia divina.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as sete Linhas da Umbanda!
Historia da Umbanda e as 7 linhas. Esta religião brasileira, surgiu em 15 de novembro de 1908 com o médium Zélio Fernandino de Moraes que tinha 17 anos de idade. O Patrono foi o Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã. Todo ser humano nasce sob a influência de um Orixá, e em sua vida terá as vibrações e a proteção dele.
As principais linhas de trabalho da Umbanda, que estão presentes em quase todos os terreiros, são as linhas de caboclos, pretos-velhos e crianças. Essas três linhas são conhecidas, conjuntamente, como "triângulo da direita".
Ogum
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE LINHA, LEGIÃO E FALANGE DE UMBANDA? LINHA – São grupos de Legiões que pertencem a uma determinada vibração – Orixá. ... FALANGE – São todas as entidades que formam uma Legião e produzem o trabalho espiritual necessário.
A Linha Cruzada agrega, no mínimo, três linhas: o Batuque ou a Nação (dos orixás), a Umbanda (dos caboclos, pretos-velhos e crianças) e Quimbanda ou a Gira (dos exus, pombagiras, Povo Cigano e Povo do Oriente). ... É nos rituais de Quimbanda que «a experiência religiosa imanente é exacerbada».
A linha de Iorimá ou dos pretos-velhos, também chamada de linha das almas, é formada pelos espíritos ancestrais na luta contra o mal. Foram os primeiros espíritos a combater o mal e trazem consigo toda a sabedoria de sua experiência.
7 sinais que nos dão confiança dentro do Terreiro
O requisito mínimo pra um pai de santo ser considerado bom, é ao menos ter uma boa vidência no jogo. Ou seja, acertar coisas sobre você e a sua situação, sem antes vc ter contado nada da sua história. Faça o teste: dê seu nome completo e veja o que ele te dirá.
Vá ao local escolhido e ao adentrar, mentalmente, peça licença para os protetores e mentores dali e passe a observar. É sempre bom ter em mente a fala do Caboclo das Sete Encruzilhadas em dois momentos. Em um quando ele descreve a religião e em outro, em que ele estabelece diretrizes para o funcionamento da mesma.
É algo comum, ao se cantar para um determinado Orixá, a pessoa ser vítima de tremores e sobressaltos, caindo no chão inconsciente, aparentemente desmaiada, ou debatendo-se.
“Bolar”, ou “cair no santo”, é indício da necessidade da futura iniciação. Geralmente acontece quando a pessoa participa de um “toque” e o orixá a incorpora, ainda no estado que os adeptos denominam de “bruto” (ainda não assentado ou “feito”). Bolar, aparentemente, é como desmaiar.
Nesse ritual o corpo do filho de santo é pintado com pó branco (efum), azul (uáji) e vermelho (ossum), ele usa na cabeça uma pena vermelha chamada Ecodidé.
Pegar santo, ou seja, ficar endemoniado. Ser macumbeiro.
Após o ritual do ebó as folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos litúrgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados, e o sacrifício seja aceito.