A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Também conhecida como Conjuração Mineira, demonstrou a insatisfação local com a política fiscal praticada por Portugal.
A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.
Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, Estado do Brasil, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.
[ Política ] Deslealdade ou infidelidade para com um Estado, um governante ou um soberano.
A inconfidencia mineira foi elitista porque suas principais propostas não propunham reformas sociais, a elite queria poder político. A conjuração Baiana foi articulada inicialmente pela elite, mas se tornou popular pelo desejo do povo pela ablição da escravidão e das reformas sociais visando a igualdade social.