Posição direita, quando o dorso fetal se volta para o lado direito da mãe. possível através do toque vaginal (médico ou enfermeira obstetriz), manobras de Leopold e ausculta do BCF.
A posição cefálica é um termo utilizado para descrever quando o bebê se encontra com a cabeça virada para baixo, que é a posição esperada para que ele nasça sem complicações e para que o parto decorra normalmente.
Com relação a SITUAÇÃO, nas figuras A e B a situação é longitudinal, pois o maior eixo do feto coincide com o maior eixo materno. Na figura C a situação é transversal, pois o feto está “atravessado”. Se formos determinar a APRESENTAÇÃO, na figura A a apresentação é cefálica, pois a cabeça irá nascer primeiro./span>
O parto pélvico acontece quando o bebê nasce na posição contrária ao habitual, o que acontece quando o bebê se encontra na posição sentada, e não fica de cabeça para baixo no final da gravidez, o que é esperado./span>
Existem algumas técnicas que podem ajudar o seu bebê a dar essa “cambalhota”, são elas:
Muitos bebês, mesmo já nesta fase adiantada da gestação, ficam sentados, na posição pélvica. Apesar de não ser a posição ideal, não precisa ficar receosa, ainda é possível que ele vire até o parto.
Posição refere-se a se o feto está virado para trás (para as costas da mãe, ou seja, voltado para baixo quando a mulher deita-se sobre as costas) ou para frente (virado para cima).
Nessa posição, o bebê permanece sentado na barriga, ou seja, com o bumbum votado para o canal do parto. O motivo de o bebê ainda estar em apresentação pélvica deve ser investigado quanto à possibilidade da presença de qualquer tipo de malformação, anormalidade do útero ou localização inadequada da placenta.
Barriga pequena de Romana Novais aos 7 meses Uma musculatura abdominal forte pode dificultar o crescimento do útero para frente. Na verdade, crescerá mais para cima, fazendo com que a barriga só apareça mais por volta do sétimo mês", pontua./span>