O termo esplenomegalia localizada é utilizado para definir o aumento focal do baço, que pode ser classificado em neoplásico ou não neoplásico. A neoplasia primaria é uma das principais causas de esplenomegalia localizada, sendo o hemangiossarcoma o responsável por 80% dos casos em cães.
Esplenomegalia é o inchaço do baço, que por sua vez faz parte do sistema linfático. O sistema linfático, é o responsável garantir que o sangue seja filtrado, mantendo assim os glóbulos brancos, vermelhos e as plaquetas saudáveis.
O tratamento do baço aumentado consiste em tratar, em primeiro lugar, a causa que está na sua origem, que pode consistir na administração de antibióticos, suspensão de certos medicamentos ou substâncias tóxicas e outros tratamentos mais complexos, como o de câncer ou doenças auto-imunes.
Algumas doenças podem levar ao aumento do baço e o surgimento de dores, como a amiloidose, leucemia, linfoma, síndrome mieloproliferativas, cistos e tumores metastáticos, que são doenças caracterizadas por infiltração de células o que pode resultar no aumento desse órgão.
Bebidas: chá de erva-doce, chá com especiarias e canela (chá de iogue), hidromel, licores, chá de seda de milho, chá de alcaçuz, suco de uva vermelha. Grãos: amaranto, aveia, milho, polenta, arroz.
De acordo com essa filosofia, tudo na natureza é composto por 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter.
Os quatro elementos principais que compõem a Natureza também nos compõem, você sabia? A Água, a Terra, o Fogo e o Ar que estão nela, também estão em nós. Quem une os quatro elementos em nós é o éter - mas, falaremos do quinto elemento em outra oportunidade, apenas guarde esta informação.
Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.