Osmorregulação é o processo de manter o equilíbrio de sal e água (equilíbrio osmótico) através das membranas do corpo. ... O excesso de água, eletrólitos e resíduos são transportados para os rins e excretados, ajudando a manter o equilíbrio osmótico.
Resposta. Animais Osmorreguladores: Animais que que a tonicidade interna não é a mesma que a tonicidade do local onde vivem. ... Animais Osmoconformantes: Animais aquáticos que não sofrem osmose, pois a tonicidade das células e líquidos corporais é equivalente à da água salgada.
Resposta. A pressão da água do mar, rica em sais, é superior à do sangue dos peixes de água salgada, que perdem água por osmose e ganham sais por difusão através das brânquias. Os rins (com glomérulos reduzidos), embora eliminem pouca urina, não reabsorvem água em quantidade suficiente.
O peixe absorverá água e não terá como eliminá-la, porque seu rim é pouco desenvolvido. Ele inchará e poderá explodir. E se um peixe de água doce for colocado no mar, a concentração de líquidos de seu corpo será bem menor que a da água e ele perderá líquido até ficar desidratado.
O peixe de água doce é mais gorduroso e tem um sabor mais de “terra”. Já o peixe do mar é mais salgado, porém a carne é mais leve e é menos gordurosa. No mar, ainda existem os peixes de água quente, que tem a carne mais mole e os de água fria, que tem a carne mais dura e gordurosa como no caso do salmão e do atum.
Animais de água-doce
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.
Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra). Conforme o ambiente em que vivem assim os animais se deslocam.
anfíbios
O ser vivo que vive tanto na água como na terra designa-se por anfíbio. ... A palavra anfíbio vem do «lat[im] tar[dio] amphibĭon,ĭi, "anfíbio", do gr[ego] amphíbios "id."; como t[ermo] HERP [da herpetologia] é imediata procedência do lat[im] cien[tífico] classe Amphibia,ōrum».
Todos os animais que se desenvolvem e vivem na terra, e que não dependem da água para sobreviver, são chamados de animais terrestres. Entre os animais que vivem e sobrevivem em terra firme, podemos citar o urso, o leão, os cachorros, a zebra e tantas outras espécies.
sapo
Os animais que se desenvolvem parcialmente na terra e parcialmente na água são chamados de anfíbios. Os sapos e as salamandras são exemplos de anfíbios. ... Os primeiros vertebrados a viver completamente na terra foram os répteis, como as cobras, os lagartos e os crocodilos.