Este tipo de orientação enfoca a qualidade e os aspectos técnicos do produto e segue a lógica do fabricante, e não a do consumidor. Essa orientação combina com a orientação para a produção e com o conceito de Qualidade Total, é a que prevalece atualmente em muitas empresas brasileiras e estrangeiras.
(1997) sugerem os determinantes da qualidade em serviços em fatores, tais como: confiabilidade, receptividade, competência, acesso, cortesia, comunicação, credibilidade, segurança, compreensão e aspectos tangíveis.
Todas essas ações são trocas que o marketing facilita entre os consumidores e o mercado, e essa área é muito importante para as empresas e pessoas, pois além de facilitar as trocas, auxilia na captação, retenção e fidelização dos clientes. ...
Motivação, aprendizagem e percepção influenciam a reação do consumidor aos estímulos ambientais e de marketing, ou seja, os fatores psicológicos são importantes para a compreensão dos hábitos de compra. Para que um consumidor tome a decisão de compra é preciso entender o que acontece no consciente do comprador.
Avaliação de alternativas pré compra Primeiro, o consumidor está tentando satisfazer uma necessidade/desejo. Segundo, está buscando certos benefícios na escolha do produto. Terceiro, ele vê cada produto como um conjunto de atributos com diferentes capacidades de entregar benefícios para satisfazer a sua necessidade.
Ele é formado por iniciadores, usuários, influenciadores, decisores, aprovadores, compradores e filtros internos.
Um processo de vendas consiste em um modelo de regras, ações e atividades utilizados por todos os envolvidos da área comercial. Ele deve ser ensinável, escalável, mensurável e previsível. Com ele, espera-se um ganho de eficiência e produtividade, reduzindo a margem de erros na operação.