A Op-art (abreviação de optical art) foi um movimento artístico que surgiu ao mesmo tempo no início da década de 60 nos Estados Unidos e Europa. ... No ano de 1965, foi organizada a primeira exposição da Op-art no Museu de Arte Moderna de Nova York: The Responsive Eye (O Olho que Responde).
Victor Vasarely
Origem da Op Art Considerada uma variação do expressionismo abstrato, a Op Art teve como precursor o artista húngaro Victor Vasarely, que na década de 1930, pintou uma obra utilizando listras diagonais pretas e listras brancas curvadas, transmitindo ao observador, a impressão de uma visão tridimensional.
Os principais representantes do movimento da Op Art foram: ... Foi influenciado pela arte cinética, construtivista e abstrata bem como ao movimento de Bauhaus, donde destaca-se sua obra “Zebra” (1938).
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia a arte "menos expressão e mais visualização". ... O termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em Outubro de 1964, embora já se produzissem há alguns anos trabalhos que hoje podem ser descritos como "op art".
As principais características da Op Art são: Explorar a falibilidade do olho pelo uso de ilusões de óticas; Defender para arte “menos expressão e mais visualização”; ... As cores têm a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador.
Op-art, também conhecida como Arte Óptica, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Este movimento artístico teve início na década de 1930 com as obras do designer gráfico e artista húngaro Victor Vasarely. - Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de ótica. ... Defendia a arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.
A Op Arte é uma modalidade artística, que tem como objetivo criar a ilusão de movimento, interagindo com o observador. ... O tema desenvolve seu estilo artístico e duas de suas obras, que são desenvolvidas no Projeto de curso junto aos alunos da 9ª série do ensino fundamental.
Apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco (melhores obras) ou coloridas que combinadas de tal forma provocam no espectador as sensações de movimento, suas cores e formas se movem pelos efeitos óticos (as cores com freqüências de ondas muito distantes não são captadas simultaneamente pelo olho humano, ...
Resposta. Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
Os artistas usavam a ironia para criticar a sociedade consumista da época, enfatizando produtos de alto consumo, como a Coca-Cola e as sopas Campbell. ... Até mesmo as grandes estrelas do cinema e da música foram desconstruídas pelos artistas da Pop Art.
O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas. ... Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte.
Os artistas americanos que se destacaram no pop art foram: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, Tom Wesselmann, além de Robert Rauschenberg, Jasper Johns, entre outros.
Pop Art: principais artistas brasileiros
Michael Jackson
Saiba quais são os cantores e bandas mais premiados da história do Grammy!