Diz-se que a luz sofre refração quando passa de um meio para outro, modificando sua velocidade. ... O fenômeno da refração caracteriza-se pela passagem da luz de um meio de propagação para outro meio de propagação, modificando sua velocidade e, na maioria das vezes, sua direção de propagação.
É o fenômeno que ocorre quando uma onda passa de um meio para outro de características distintas, tendo sua direção desviada. Independente de cada onda, sua frequência não é alterada na refração, no entanto, a velocidade e o comprimento de onda podem se modificar.
Como o som tem propriedades ondulatórias, ele pode sofrer diversos fenômenos, tais como a reflexão, refração, difração e também interferência. Nesse último, duas ou mais ondas sonoras podem tanto ser anuladas quanto ser somadas, de acordo com a posição em que se encontram.
Quanto mais refringente for um meio óptico, maior será a redução da velocidade da luz. No diamante, por exemplo, cujo índice de refração é de 2,4, a velocidade da luz é cerca de 2,4 vezes mais lenta do que no vácuo. Além da mudança de velocidade, a luz também pode sofrer variações em seu ângulo de incidência.
Resposta. Quando um luz passa de um meio para outro meio com índice de refração diferente, ocorre mudança de direção. Isso ocorre quando a luz passa do ar para dentro do água (piscina, mar). ... O nome do fenômeno sobre a mudança da direção da luz é refração.