O tempo do psicólogo Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.
Em geral são necessárias 12 a 24 sessões, contudo varia a depender do caso, podendo ter mais ou menos. O objetivo final é o paciente ser capaz de utilizar as ferramentas aprendidas para ter autonomia e ficar bem.
O valor médio de uma sessão de terapia, segundo a Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos em reais, estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia, varia de R$100 a 150 reais. Há atendimentos mais populares com valores mais baixos, como também sessões mais caras, a partir de R$400.
Os psicólogos geralmente aceitam 1 sessão com frequência semanal. Mas se o paciente faltar haverá intervalo de 2 semanas e haverá prejuízo da qualidade. Mesmo que haja a reposição desta falta o prejuízo já está garantido. Alguns psicólogos tentam manter um padrão de trabalho com 2 sessões semanais.
Isso depende mto da abordagem e da linha que o psicólogo segue, mas via de regra, uma vez por semana é o ideal. Na maioria dos casos uma sessão por semana é o tempo ideal. Neste período estará sendo observado os acontecimentos e as respectivas respostas do paciente em relação a eles.
Como funcionam as consultas com psicólogo? As consultas são atendimentos psicológicos semanais que duram em torno de 1h e acontecem nos consultórios desses profissionais. Embora cada psicólogo siga uma linha ou escola de psicologia diferente, em geral, as consultas se assemelham bastante.
Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.