Todos circuitos elétricos, deveram ser dimensionados, principalmente os contatores elétricos principais. Estes contatores são os principais responsáveis para fazer as manobras, ligando e desligando os motores elétricos em plena carga.
Outro fator que pode danificar a bobina é a sua tensão de alimentação! Portanto, sempre verifique se ela está operando dentro dos seus limites! Por exemplo, algumas bobinas podem ser acionadas com valores de tensão que variam entre 70% e 120% do seu valor nominal.
A capacidade dos contatores foi dividida em classes de emprego, dependendo do tipo da carga que vai ser acionada, do tipo da energia utilizada, seja corrente contínua (C.C.) ou corrente alternada (C.A.) e devido às diversas formas de emprego dos contatores. São elas:
Uma falha comum em contatores é o travamento do acionamento mecânico. Caso isso ocorra é necessário abrir o contator e verificar se há oxidação dos contatos e outras partes metálicas, havendo a oxidação é recomendado passar algum produto desengripante para destravar e limpar.
O uso de contatores permite que sejam incluídas funções automáticas no comando de uma máquina elétrica. Funções como temporizações e retardo de acionamento, além da possibilidade de sinalização do status de operação da máquina, tanto de forma sonora quanto luminosa.
Se usarmos duas chaves magnéticas ligadas em série, isto é, a saída de uma ligada à entrada da outra com troca de ligação das bobinas, ou seja, contator K1 com a fase R ligada ao borne A1 e a fase S ligada ao borne A2 .Já no contator K2 a fase T ligada ao borne A1 e a fase S ligada ao borne A2, dessa forma este perigo ficará eliminado. O controle continuará sendo feito somente pela contator 1, a fase faltante não possibilitará o fechamento de uma das duas bobinas, deste modo o motor não irá partir com a falta de fase.
AC-III. Chegamos na argamassa AC-III, ou seja, a mais aderente entre os três tipos de argamassa colante. Por isso, esse é o material indicado para ambientes como saunas, piscinas de água quente e estufas, locais com tráfego intenso e também para o assentamento de placas maiores do que 60x60cm.
Existem dois tipos de contatores com utilizações bem distintas, de acordo com a corrente que eles suportam! São eles os contatores de potência e os contatores auxiliares.
Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
Os componentes de um comando como por exemplo, sinaleiros luminosos, sinaleiros sonoros, temporizadores e relés de proteção necessitam de pouca corrente para funcionar. Devido à isso, os contatos auxiliares de um contator são menos robustos. Isso deixa o valor de fabricação do componente mais barato e proporciona uma redução de espaço e peso do contator.
Os contatores são um dos principais componentes na área de comandos elétricos, por isso é fundamental que o profissional do Mundo da Elétrica tenha conhecimento sobre este componente!
É muito simples fazer um dimensionamento de contatores elétricos para motores, veja algumas dicas importantes para se fazer este dimensionamento. Porém, um contator é composto pelas seguintes peças, bobinas, contatos principais, contatos auxiliares(depende do modelo), mola e núcleo magnético. Os contatores são dispositivos com funcionamento eletromagnético. Por exemplo, quando a bobina é energizada, cria se um campo magnético em seu núcleo fixo, atraindo assim o núcleo móvel, atracando os contatos, dando assim passagem de energia elétrica para o motor.
Argamassa AC1 – Indicada para ambientes internos. Argamassa AC2 – Indicada para ambientes internos e externos, como banheiro, garagem e calçadas. Argamassa AC3 Cinza – Indicada para piso sobre piso, porcelanatos, piscinas, saunas entre outras opções de aplicação.
Em estado de repouso, eles ficam na posição fechada, permitindo passagem da corrente elétrica. Quando o contator é acionado, os contatos normalmente fechados se abrem, interrompendo a passagem da corrente elétrica.
Quando um contatores elétricos principal é mal dimensionado, o prejuízo pode ser alto. Principais causas e danos com um contador mal dimensionado são: Queima da bobina, fundição dos contatos provocando a queima do motor, queima do circuito elétrico por efeito de aquecimento, perca do contator e do motor elétrico.
O exemplo mais comum de uso de um contator é a ligação como chave de partida para motores trifásicos. Porém, o contator oferece uma imensa gama de possibilidades de utilização!
Passo 2 – Devemos levar em consideração o fator de serviço do motor (F.S). Por exemplo, usar um motor cujo sua corrente nominal é 10 amperes e seu fator de serviço 1.15, onde: In x Fs = 10Ax1.15=11,5A, então vamos usar um contator de 11.5 Amperes.
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
Trataremos a seguir das principais características técnicas para podermos dimensionar uma partida de motor elétrico trifásico....Link:
Uma pessoa, ao descrever uma linha de 120 volts de um circuito de alimentação bifásico ou trifásico, pode descrevê-la como metade da fase, ou meia fase, o que significa que apenas metade da tensão utilizada pelo motor ou sistema está fluindo por aquele fio.
Com o interruptor aberto, devemos medir no multímetro a própria tensão de alimentação da lâmpada, ou seja, 110V ou 220V mas ela não vai acender. Quando fecharmos o interruptor, a tensão medida deve ser zero, mas a lâmpada deve acender.
Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:
Coloque o multimetro na escala de Ohms x1. Faça a medição,se o ponteiro não mexer,é porquê ou o fio esta rompido em algum ponto,ou o proprio fone está aberto.
Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.
Defina a escala de tensão do multímetro. Gire o seletor para o lado AC do multímetro e então selecione a maior tensão que possivelmente será testada. AC significa "corrente alternada". As tomadas brasileiras utilizam esse tipo de corrente, então selecione essa opção ao testar as tomadas.
Uma delas é medir, com um multímetro de qualidade, a tensão entre a fase e o neutro, entre a fase e o terra e entre o neutro e o terra. É preciso saber usar o aparelho, ou você pode (1) queimar o aparelho, (2) causar um curto-circuito, danificando a instalação, e (3) se machucar seriamente.
Como testar fonte de notebook?
Nestes casos é muito importante ter em mente o que é que o nosso smartphone ou tablet precisa para se "alimentar". O mais fácil é olhar para as letras pequenas que vêm no carregador original, ou então fazer uma pequena pesquisa na internet para saber a tensão (Volts) e corrente (Amperes) do carregador original.