O que é um currículo interdisciplinar? É o modo de viabilizar as interações e inter-relações entre as diferentes disciplinas existentes, consentindo que cada aluno perceba o conhecimento coletivo e construa o seu de maneira individual.
O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. ... Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas.
A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual encontra-se fragmentado em várias disciplinas. ... Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, já que impede uma relação entre os vários conhecimentos.
Grosso modo, a grande diferença entre os três é que o interdisciplinar e o multidisciplinar estão ainda presos às disciplinas. Ao passo que o transdisciplinar quer ir além. ... Na multi, várias disciplinas cooperam com um projeto, mas cada qual trabalhando um aspecto do objeto com o seu método.
Fases do projeto integrador
1.
É a relação dos autores e obras consultadas para a elaboração do trabalho, segundo as normas técnicas atualizadas da ABNT. Devem constar todas as fontes que realmente foram consultadas, para mostrar o conjunto utilizado e para permitir que as pessoas interessadas consultem as fontes utilizadas.
Polo da Univesp na Inova Prudente desenvolve projeto integrador. ... Neste sentido, uma das metodologias é o Projeto Integrador, que tem como objetivo colocar em prática todo aprendizado teórico, onde os estudantes executam todo conhecimento adquirido durante as aulas.
Sempre ter uma pauta definida e um conteúdo em mente para analisar pode fazer a observação render mais. “Nunca vou para uma sala de aula observar sem ter discutido o planejamento antes com o professor.