Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.
O início do inverno acontece no dia 21 de junho para o hemisfério sul, estendendo-se até por volta do dia 23 de setembro. Já no hemisfério norte, o inverno vai do dia 22 de dezembro até o dia 21 de março.
Datas do inverno
Tem mais depois da publicidade ;) A cada quilômetro de altitude a temperatura cai 6°C. Considerado que o polo norte está na altura do mar, e que o polo Sul está a uma altitude mais elevada, podemos concluir que esse é mais frio que aquele.
No inverno, quanto mais perto dos polos, os raios solares incidem mais inclinados em relação à superfície, o que gera temperaturas médias menores e o frio necessário para que a neve ocorra regularmente - lembrando que o inverno no Hemisfério Norte ocorre entre dezembro e março e, no Hemisfério Sul, de junho a setembro.
O inverno no Hemisfério Norte Em diversos países, como nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e países nórdicos, o inverno é bastante rigoroso, com queda acentuada da temperatura e a queda de neve, o que significa temperaturas muitas vezes bem abaixo de 0ºC.
A zona tropical, na qual a maior parte do Brasil está inserida, é limitada por duas linhas imaginárias chamadas de trópicos: o trópico de Capricórnio (no hemisfério sul) e trópico de Câncer (no hemisfério norte). ... A proximidade à linha do Equador é, portanto, a razão pela qual não cai neve na maior parte do Brasil.
No Hemisfério Sul e, portanto, no Brasil, o outono tem início entre os dias 20 e 21 de março, enquanto no Hemisfério Norte ele se inicia entre os dias 22 e 23 de setembro. ... O outono é conhecido também como a estação das frutas.
Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. ... O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.
Queda gradativa de algumas espécies de folhas devido à menor incidência de iluminação solar; No Brasil, ocorre uma queda de temperatura nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo possível ver geadas e, eventualmente, neve na parte sul do país; Diminuição dos períodos de chuva.
O verão, uma das quatro estações do ano, é caracterizado por elevadas temperaturas. Os dias ao longo dessa estação são mais extensos, e as noites são mais curtas. O verão, uma das quatro estações do ano, sucede a primavera e antecede o outono.
O verão possui os dias mais longos e as noites mais curtas, se for comparado com as outras estações do ano. Isso acontece porque uma parte do planeta Terra fica mais próxima do sol. A principal característica dessa estação é o fato dele ser a estação mais quente dentre as quatro estações.
O verão 2020/20121será com influência do fenômeno La Niña como moderada a forte intensidade. Mesmo assim, as precipitações sobre o Brasil não vão sentir os efeitos clássicos do fenômeno La Niña, que é a situação onde as águas do oceano Pacífico Equatorial Central ficam com temperatura abaixo do normal.
A meteorologia agrupa quatro períodos de três meses para dividir as estações do ano: O outono meteorológico começa em 1º de março e inclui os meses de março, abril e maio (MAM) O inverno meteorológico começa em 1º de junho. Inclui os meses de junho, julho e agosto (JJA)
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam a posição do Sol em relação à Terra e, consequentemente, o início das estações do ano nos hemisférios. ... O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão.
O solstício ocorre quando o Sol está mais perto de um dos hemisférios, fazendo com que uma parte do mundo tenha um dia maior, enquanto o outro lado tem um dia menor. Já no equinócio, o Sol está mais próximo da linha do Equador, e por isso o dia e a noite nos dois hemisférios tem a mesma duração.