Um coordenograma é um gráfico logarítmico de tempo (eixo Y) por corrente (eixo X) da curva de proteção de sobrecorrente temporizada (ANSI 51F e 51N) e instantânea (ANSI 50F e 50N).
Assim, o valor da corrente primária do TC deve ser maior do que:
- Exatidão: A exatidão expressa o erro máximo que o TC admite para uma condição especificada. Por exemplo, a exatidão ABNT 10B100 significa que o referido TC foi projetado para admitir um erro máximo de 10% para 20 In e consegue entregar até 100 V.
6 horas
Dicas
Realizar a manutenção corretiva de um transformador que sofreu queima é uma opção significativamente mais barata em comparação à compra de um novo equipamento. Contudo, é preciso dispor de profissionais especializados para consertar transformador queimado.
O transformador comum possui apenas uma tensão de saída para uma tensão de entrada. Já o autotransformador pode possuir até duas tensões de entrada – em 220v ou 110v –, ideal para uso doméstico.
Alguns fabricantes costumam adotar um código de cores para os fios: o preto é usado para o final de enrolamento do primário enquanto que o vermelho e o marrom são usados para identificar a outra extremidade que pode ser de 110V ou 220V. Por outro lado, os terminais do secundário de baixa tensão usam fios da mesma cor.
Lei de Ohm para calcular tensão e corrente
- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req .
Podemos pensar na tensão de uma corda como T = (m × g) + (m × a), onde "g" é a aceleração da gravidade em qualquer objeto sendo puxado pela corda e "a" é qualquer outra aceleração nos mesmos objetos. Em Física, na maioria dos problemas, consideramos um "fio ideal".
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).