Foram escolhidas a trishidroximetilaminometano (TRIS), reagente sólido que é utilizado como padrão primário, e a monoetanolamina (MEA), reagente líquido, que é disponível comercialmente a um baixo custo (Tabela 2).
Tabela 1. Principais componentes do leite bovino. Água 86,0 a 88,0 Sólidos Totais 12,0 a 14,0 Gordura 3,5 a 4,5 Proteína 3,2 a 3,5 Lactose 4,6 a 5,2 Minerais 0,7 a 0,8 Fonte: Noro (2001).
1,034 g/mL
A determinação da densidade é feita com um aparelho, o termolactodensímetro. A densidade abaixo do mínimo fornece uma indicação de adição de água no leite e, eventualmente, poderá indicar também problemas de saúde da vaca, ou mesmo problemas nutricionais.
No meio da mamada, devido ao aumento da quantidade de uma proteína chamada caseína, o leite adquire uma cor branco-opaca. Já mais para o final da mamada, sua cor é mais amarelada devido à maior quantidade de gordura.
Cientistas encontraram o aroma de alho no leite materno./span>
Na verdade, ele sofre alterações durante todo o período de amamentação para se adaptar às necessidades da criança. Existem três fases do leito materno: o colostro, o leite de transição e o leite maduro.
Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:
Isso pode variar de bebê para bebê, mas geralmente ocorrem em torno de 7 a 10 dias, 2 a 3 semanas, 4 a 6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, em maior ou menor intensidade. Ocorrem mais alguns surtos de crescimento após o primeiro ano de vida do bebê também, e também durante a adolescência./span>
Uma mulher produz até um litro de leite por dia. Uma criança bebe por amamentação entre 200 e 250 mililitros. Mas as glândulas mamárias podem se orientar rapidamente pelas necessidades do bebê e oferecer mais ou menos leite./span>
Chá de funcho, erva-doce e camomila aumentam a produção de leite. Verdade. Esses chás são bons porque acalmam a mãe./span>
O ingurgitamento mamário é uma condição frequente no período inicial da amamentação e pode acontecer devido ao atraso do início da amamentação, técnica incorreta, sucção do bebê ineficaz, mamadas pouco frequentes e uso de suplementos, pois podem aumentar a produção de leite.
Existem testemunhos de que os chás de funcho e capim-limão, ingeridos regularmente na quantidade de três a quatro xícaras por dia, ajudam a aumentar a produção do leite materno. O mesmo pode-se dizer do chá misto da mamãe./span>