A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior.
O que é Macroeconomia: Macroeconomia é uma área de estudo das Ciências Econômicas, responsável por analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país. A análise feita pela macroeconomia é global, desconsiderado as particularidades ou os comportamentos individuais.
O que é macroeconomia? A macroeconomia é um dos campos de estudo das ciências econômicas que estuda como se comporta uma economia em termos agregados, ou seja, a economia em uma região ou país. Este estudo lida com o desempenho da estrutura econômica como um todo.
A estrutura de análise da macroeconomia costuma ser composta por cinco mercados: Mercado de Bens e Serviços: responsável pela determinação do nível de produção agregada, bem como o nível de preços. Mercado de Trabalho: mede a existência de um tipo de mão-de-obra, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
A macroeconomia funciona como um verdadeiro agregado econômico, que analisa o mercado a partir dos fatores em conjunto. Por exemplo, um dos principais indicadores da macroeconomia é o PIB, que funciona exatamente como um agregado do que foi produzido pelas pessoas e negócios de um país.
Qualquer insumo utilizado para produzir é um fator de produção. Terra, trabalho/mão-de-obra, capital, empreendedorismo, gerenciamento, máquinas e materiais, são exemplos de fatores de produção. A definição moderna de fatores de produção deriva principalmente da corrente Neoclássica da Economia.
A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos. Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.
Os indicadores macroeconômicos são medidas que indicam as variáveis agregadas do todo o país (macroeconomia), ao contrário dos indicadores microeconômicos, que focam em empresas ou setores específicos....Alguns dos principais indicadores macroeconômicos são:
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.