A teoria que põe a culpa em Nero parte da seguinte idéia: ele queria fazer uma grande reforma urbana na cidade, pondo bairros inteiros abaixo para erguer construções mais modernas. Aí, para apressar essa repaginação na metrópole, Nero teria mandado tascar fogo geral!
O grande incêndio da cidade de Roma, acontecido na noite de 18 de julho de 64. ... Conhecido como imperador tirano e autoritário, Nero ascendeu ao poder em Roma com apenas dezessete anos de idade e, desde então, conviveu com as várias artimanhas e conspirações que rondavam seu alto posto.
Além deste episódio, outros colaboraram para a fama de imperador violento e desequilibrado. No ano de 55, Nero matou o filho do ex-imperador Cláudio. Em 59, ordenou o assassinato de sua mãe Agripina. Nero se suicidou em Roma, no dia 6 de junho de 68, colocando fim a dinastia Julio-Claudiana.
No sistema político de império, o poder político estava concentrado na figura do imperador. ... O Senado servia para apoiar o poder político do imperador. O império sucedeu à República Romana. Com o novo sistema, Roma, que era uma cidade-estado, passou a ser governada pelo imperador.
O Imperador é o soberano de uma nação e dirige um império. Quando se trata de uma mulher, o termo utilizado é Imperatriz e, nesta situação, seu marido é reconhecido apenas como consorte. Há uma diferença entre Imperador e Rei, o primeiro é reconhecido, geralmente, como superior em questão de honra ao Rei.