A extração enzimática consiste no uso de enzimas que utilizam moléculas de água para romper a parede celular dos vegetais liberando o óleo para o meio aquoso. O óleo é separado da água por centrifugação, resultando em um produto mais límpido que o processo que utiliza solventes orgânicos, por exemplo.
Fazendo óleos de ervas com infusão solar. Encha um frasco. Encha um frasco de vidro limpo com a erva de sua preferência e tampe. É preciso deixar as ervas relativamente soltas dentro do recipiente e depois enchê-lo com um óleo base (óleo vegetal conhecido como carreador), cobrindo tudo.
Na hidrodestilação, a planta é colocada juntamente com a água, e na destilação por arraste a vapor a água e a planta são colocadas em recipientes separados. Ao aquecer a água, a alta temperatura do vapor rompe as estruturas da planta onde estão armazenados os óleos essenciais.
Destilando o óleo essencial usando álcool. Descasque as frutas e deixe as cascas secarem. Deixe-as secando ao ar até livre que os pedaços de casca estejam duros, o que pode levar de alguns dias até uma semana, portanto seja paciente.
Primeiramente, ferva água em uma panela.
O primeiro passo para fazer os óleos essenciais é descascar as frutas para extrair sua casca. Verifique se não há restos da casca branca na pele da laranja ou da tangerina, você pode raspar para eliminá-la totalmente. Lembre-se também de que quanto mais cascas usar, mais intenso será o óleo essencial.
O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Outros produtos derivados da soja incluem bebidas a base de soja, óleos, farinha, molho de soja, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.
As principais matérias-primas utilizadas para produção são a soja, mamona, dendê, girassol, milho, coco, linhaça, babaçu, amendoim, etc.
Ecóleo (http://ecoleo.org.br) – Associação brasileira para sensibilização, coleta, reaproveitamento e reciclagem de resíduos de óleo comestível. Instituto Triângulo (http://www.triangulo.org.br) – Realiza a coleta do óleo de cozinha usado.
A Abiove representa as empresas responsáveis pelo processamento e fabricação do óleo de cozinha e tem como meta ampliar o número de pontos de coleta já existentes. Para saber qual o posto de coleta mais próximo da sua residência, basta digitar o endereço no site Óleo Sustentável.
o descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera..