Os principais são:
Afinal, o que é o dosímetro radiológico? Profissionais que atuam em contato com radiações ionizantes ficam expostos a certos riscos. ... Trata-se de um dispositivo que tem o objetivo de captar os níveis de radiação emitidos e, dessa forma, permitir ações que visem à proteção do profissional.
O dosímetro de ruído consiste em um medidor de nível de pressão sonora especial, proposto exclusivamente para medir a exposição ao ruído de uma pessoa por determinado período de tempo. Geralmente, a aferição é feita para cumprir regulamentos de saúde e segurança do trabalho.
Enfim, a diferença básica entre um e outro é que o dosímetro já faz os cálculos da dose de ruído em função do tempo, enquanto que o decibelímetro é mais utilizado para medições pontuais e através de alguns modelos que possuírem a função de datalogger é possível se obter um arquivo destes pontos no decorrer de um ...
Sendo assim, é preciso dividir o tempo de exposição do funcionário a esse som pelo tempo máximo permitido para a exposição desse nível de ruído (que é de 8 horas). 2/8 = 0,25. Caso o ruído seja contínuo e sofra variações, basta somar os resultados das divisões referentes a cada nível de decibéis medidos.
Audiodosímetro
Como fazer a medição?
Para se medir a intensidade sonora ou a sonoridade usa-se o bel ou o decibel, mas no cotidiano ouvimos falar mais do decibel. O cálculo da sonoridade em decibéis é dado por uma expressão logarítmica que é conhecida como lei de Weber-Fechner.
O luxímetro é um instrumento utilizado para medir a densidade da intensidade de luz presente em um determinado local. Sua unidade de medida é o lux, sendo que um lux corresponde a um watt por metro quadrado (1 lux = 1 W/m2).
O luxímetro é um aparelho medidor de intensidade de luz, que utiliza um sensor para medir de maneira pratica a luz ambiente. Ele foi criado para facilitar os cálculos de intensidade luminosa, e é muito utilizado por quem trabalha com luminotécnica ou realiza inspeções de iluminação de ambientes.
Para verificar a quantidade de luminosidade nos ambientes, existe o luxímetro: um equipamento que possui um sensor que recebe as ondas luminosas do ambiente em um sensor e converte o sinal em dados mensuráveis. A grandeza, nesse caso, é fornecida em Lux (lx).
Para medir a luminosidade é utilizado um aparelho chamado luxímetro, ele pode ser um instrumento digital portátil utilizado para facilitar as auditorias e fiscalizações. A medição é realizada através de um sensor que é capaz de analisar a intensidade da luz.
LUXÍMETRO
O aplicativo da Enel está diponível para Android e IOS - celulares da Apple. Clique aqui se o seu sistema operacional for Android ou aqui se o seu sistema for IOS. No aplicativo, digite o CPF e número de instalação e acesse o cadastro. Clique na aba de "Serviços", procure por "Autoleitura" e envie os dados.
Um lux é igual a um lúmen por metro quadrado (lux = lúmens/m2). Essencialmente, à medida que a luz partir do emissor, ela se dispersará por uma área. Quanto mais a luz tiver que viajar, mais ela será dispersa.
De maneira geral, a quantidade de lúmens em cada tipo de lâmpada fica na seguinte ordem de grandeza: Lâmpada incandescente: 10 a 15 lm/W. Lâmpada halógena: 15 a 25 lm/W. Lâmpada de mercúrio a alta pressão: 50 a 90 lm/W.