Para o cargo de delegado, por exemplo, o candidato deve ser bacharel em Direito. Não precisa atuar como advogado ou ter a carteira da OAB, basta apresentar um diploma de curso de Direito reconhecido pelo MEC. O cargo de perito criminal pode ser ocupado por profissionais de diferentes áreas.
Prova objetiva: A prova objetiva, que integra a primeira fase do concurso, tem caráter eliminatório e compreende 100 (cem) questões de múltipla escolha com cinco alternativas, divididas em seis disciplinas e totalizando 600 pontos (100 por disciplina). A duração máxima da prova foi de 5 horas.
O candidato, na prova oral, versará sobre as disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal, em sessão pública perante todos os membros da banca examinadora. Nessa etapa será imprescindível o conhecimento das disciplinas em seu aspecto técnico, de acordo com os temas sorteado.
Todo mundo sabe que a carreira de delegado é uma das mais difíceis de entrar no funcionalismo público. Não só pelos atrativos que o cargo oferece - como estabilidade e salários iniciais de até R$ 22,6 mil - mas também pela grande carga de conteúdo que é cobrada na prova.
Para se tornar delegado de polícia você precisará cursar uma faculdade de Direito e, na sequência, se submeter a um concurso público extremamente concorrido, por vezes 7.
40 horas semanais
A carreira do Delegado tem algo que nenhuma outra carreira jurídica possui. Além de ser jurídica, por pressupor o uso diário de conhecimentos do Direito para a tomada de decisões, é qualificada por também ser policial, demandando preparo operacional de táticas policiais.
Por incrível que possa parecer, soldado de polícia no interior é mais autoridade que o coronel, mais autoridade que o delegado de polícia, mais autoridade que o padre… É mais autoridade que o prefeito… e que o juiz. O matuto tem muito mais que respeito por ele: tem temor. Os motivos estão explícitos no exórdio.
Art. 3º O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e advogados.
As polícias civis são dirigidas por Delegado de Polícia de carreira, mas a denominação do cargo designativo da direção-geral pode variar de um estado brasileiro para outro, como Chefe de Polícia, Delegado Geral de Polícia ou Superintendente da Polícia Civil.
O Delegado de Polícia é o responsável por dirigir a polícia civil dos Estados, sendo claro na Constituição que é um cargo de carreira. Outras normas dispõem que o candidato deve ser bacharel em direito e prestar concurso público específico para exercer tal função.
QUEM É RESPONSÁVEL PELA POLÍCIA MILITAR? A Polícia Militar é responsabilidade da esfera de governo estadual. Por isso, quem cuida da sua gestão e manutenção é cada unidade federativa, através da Secretaria de Segurança Pública. No caso do Distrito Federal, a PM é subordinada à União.
E é exatamente isso que você vai descobrir hoje: afinal, quais as principais diferenças entre todas as polícias brasileiras? Os policiais mais presentes no dia-a-dia da maioria dos brasileiros são justamente os que fazem parte da Polícia Militar (PM).
Um dos aspectos mais discutidos na atualidade é a existência de duas polícias no âmbito estadual: Polícia Militar (também chamada de polícia administrativa ou ostensiva), responsável pela preservação da ordem pública através do policiamento ostensivo e preventivo, e Polícia Civil (conhecida também como polícia ...
O foco do treinamento da ROTA é a abordagem e busca em veículos e pessoas, identificação veicular, legislação e outros assuntos de policiamento, enquanto que o BOPE é forte nas condutas de patrulhas a pé e combate urbano.
FBI
11 países com mais seguranças particulares do que policiais
BOPE está entre as cinco melhores Forças Especiais do mundo
Comando Geral; Comando de Policiamento de Área (CPA); Batalhão de Polícia Militar (BPM); Companhia de Polícia Militar (Cia PM);