O cateter de Permcath é um pouco diferente do Portocath que já mostramos. A função principal dele é permitir a hemodiálise, procedimento de filtragem do sangue, para aqueles que estão com os rins falhando.
O tempo varia de acordo com o estado clínico do paciente e, em geral, é de quatro horas, três ou quatro vezes por semana. Dependendo da situação clínica do paciente esse tempo varia de 3 a 5 horas por sessão e pode ser feita 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente.
Comumente são utilizadas a artéria radial e a veia cefálica, para o antebraço, e a artéria tibial posterior e a veia safena, para a perna.
Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise (realizada numa clínica especializada cerca de três vezes por semana) e a diálise peritoneal (feita diariamente na casa do paciente, normalmente no período noturno).
Sempre faça as trocas da bolsa de diálise em um local limpo. Nunca use uma bolsa de diálise que esteja com o plástico turvo ou vazando. Não nade em lagos ou rios. Banhos de mar ou em piscinas com água devidamente tratada com cloro são permitidos se o seu médico estiver ciente e de acordo.