O Homem (ser humano) é parte indissociável do meio ambiente. Dessa maneira, o Homem não só vive na natureza como intervém na natureza. ... Toda intervenção humana na natureza, no meio-ambiente, ocasiona alterações ambientais.
O homem modificou muito a paisagem natural. Derrubou árvores, canalizou rios, modificou a forma dos terrenos para construir prédios, ruas, avenidas, pontes, viadutos, etc.
Porque os seres humanos possuem necessidades de consumo que são consideradas infinitas, ou seja, nunca acabam. Nessa perspectiva, o homem devasta florestas para cultivar áreas de terra, criar animais e construir cidades (com ruas, pontes e viadutos).
Ação humana sobre o relevo O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
A população humana está crescendo em progressão geométrica, mas os recursos necessários à sobrevivência não. Ao degradar florestas, modificar cursos de rios, aterrar áreas alagadas e desestabilizar o clima, a população desfaz uma rede de segurança ecológica extremamente complexa.