A finalidade da planta planialtimétrica é fornecer o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos.
A Planimetria é a parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que serão utilizados na representação do terreno, sem a preocupação com o relevo. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse são projetados ortogonalmente sobre um plano (plano horizontal de referência).
Cota altimétrica, termo da área da Geografia e Cartografia, é uma marcação de nível ou altitude de um terreno ou do relevo de uma dada região. São, portanto, números que representam a altitude acima do nível médio do mar.
Um dos principais exemplos da altimetria é a determinação de diferentes alturas entre pontos de um terreno. Planimetria é um conceito formado a partir de dois outros, o de plano e o de metria, ou seja, planimetria representa o modo de medir o planos.
O nivelamento geométrico composto nada mais é do que uma série de nivelamentos geométricos simples feitos em sequência. O mesmo é utilizado para o levantamento de locais cuja diferença de nível é superior a 4 metros que é o comprimento da régua.
Nivelamento geométrico: “realiza a medida da diferença de nível entre pontos no terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um equipamento denominado NÍVEL, sobre miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.”
Método geométrico Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.
Tipos de Nivelamento: 1. GEOMÉTRICO: mais preciso dos métodos de nivelamento realizado através de visadas horizontais utilizando como instrumentos: níveis topográficos e miras verticais graduadas. 2. TRIGONOMÉTRICO: realizado através de Teodolitos e Estações totais com visadas com qualquer inclinação.
É aquele em que a diferença de nível é determinada em função da variação da pressão atmosférica existente, entre pontos de diferentes altitudes da superfície da Terra. É menos preciso que o nivelamento geométrico. A precisão é baixa devido a muitos fatores de variação.
São eles: Geométrico: É o mais exato dos nivelamentos realizado através de visadas horizontais com um instrumento chamado nível. Trigonométrico: Realizado através de teodolitos com visadas com qualquer inclinação.
Geométrico: mais preciso dos métodos de nivelamento. Utiliza miras verticais graduadas e níveis topográficos para medir o nivelamento por meio de visadas horizontais. ... Trigonométrico: menos preciso do que o método geométrico, é realizado com o uso de teodolitos e estações com visadas independentes da inclinação.
Para a realização de um nivelamento trigonométrico se faz necessária a obtenção a campo de uma série de dados relativos:
· Diferença de nível total do nivelamento (dn total): A diferença de nível total do nivelamento (dn total) pode ser calculada a partir da seguinte equação: dn total = Σ leit. RÉ – Σ leit. VANTE ppd, Onde: dnt = diferença de nível total; Σ leit.
Observação Importante: O valor inferior corresponde a face inferior do piso na qual a cota de nível foi inserida e não ao limite de núcleo. Então para que você consiga utilizar corretamente a cota de nível é necessário que o piso contenha em suas camadas exclusivamente as camadas entre o Nível Osso e Nível Acabado.