EQST

O Que Hematoma Subaracnoideo?

O que é hematoma Subaracnoideo?

Hemorragia subaracnoide (HSA) é uma emergência neurológica caracterizada pelo extravasamento de sangue para os espaços que cobrem o sistema nervoso central que são preenchidos com fluido cerebrospinal ou líquor.

O que é um hematoma subdural?

O hematoma subdural ou hemorragia subdural é a acumulação de sangue nos espaços meníngeos. Na sequência de um traumatismo craniano com lesão das pequenas veias que atravessam o espaço subdural, a hemorragia tem lugar entre a aracnóide que envolve o cérebro e a dura-mater que está em contato com o crânio.

Quais são os tipos de hematomas?

  • Hematomas epidurais, que se formam entre o crânio e a camada externa (dura-máter) de tecido que cobre o cérebro (meninges)
  • Hematomas subdurais, que se formam entre a camada externa e a camada média (aracnoide-máter – {blank} Viewing the Brain)
  • Hematomas intracerebrais, que se formam no cérebro.

Quando uma pancada na cabeça é grave?

Conforme os especialistas, quando há um trauma leve na cabeça, células cerebrais são danificadas, provocando um desequilíbrio químico no cérebro e, em geral, um desmaio. Além disso, os pacientes podem desenvolver confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória e forte dor de cabeça.

Quais são os sintomas de um coágulo na cabeça?

Sintomas

  • Dormência ou fraqueza na face, braço ou perna (especialmente em um lado do corpo)
  • Confusão, problemas de fala ou compreensão.
  • Problemas para enxergar em um dos olhos.
  • Dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação motora.
  • Dor de cabeça forte, sem causa aparente.

O que fazer quando levar pancada na cabeça?

A primeira coisa que uma pessoa que levou uma pancada intensa na cabeça deve fazer é procurar ajuda especializada na emergência mais próxima ou em um centro de trauma. Lá os médicos poderão avaliar a intensidade do trauma e orientar o paciente sobre a melhor forma de tratamento.

Quais são os tipos de lesões cerebrais?

As causas mais comuns de lesão cerebral são os Traumatismos cranio-encefálicos (TCE) e os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Outras causas possíveis de lesão cerebral difusa incluem hipoxia prolongada (falta de oxigênio), envenenamento, infecção tais como meningites ou encefalites, e moléstias neurológicas.

Como saber se tenho problema no cérebro?

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo. Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples.

O que aconteceria se uma pessoa sofresse uma lesão no cérebro?

Em casos sérios de lesão cerebral, o resultado pode ser incapacidade permanente, incluindo déficit neurocognitivo, alucinações, problemas de fala ou movimento . Lesões cerebrais graves podem resultar em estado vegetativo, coma ou morte.

Onde se localiza o cerebelo a qual parte do sistema nervoso ele pertence?

sistema nervoso central

Qual é a função da ponte?

Ponte: Formado por fibras nervosas que conectam várias partes do encéfalo, apresenta como principal função a transferência de informações. Bulbo Raquidiano: Essa estrutura, que é a última porção do encéfalo, controla o batimento cardíaco e a respiração. Além disso, atua em reflexos de deglutição, vômito e tosse.