EQST

O Que Endgena Ou Exgena?

O que é endógena ou exógena?

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.

Como podemos definir intoxicação?

Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar.

O que é intoxicação sistêmica?

A intoxicação pode ser local (por exemplo, em pele e mucosas) ou pode ser sistêmica, dependendo das propriedades físico-químicas do tóxico, do seu mecanismo de ação e da via de exposição.

O que é intoxicação por drogas?

Manifestação clínica, através de sinais e sintomas, de efeito nocivo resultante da interação de uma substância química com um organismo vivo, e que se apresenta de forma súbita, alguns minutos ou algumas horas após a exposição ao agente químico, a qual é geralmente única e dentro de 24 horas.

O que é intoxicação por inalação?

As manifestações da intoxicação por inalação de monóxido de carbono variam segundo as quantidades de gás absorvido. Nos casos moderados, o intoxicado encontra-se débil e evidencia dor de cabeça e, por vezes, vómitos, enquanto que nos casos mais graves fica inconsciente, debilitado e respira com muita dificuldade.

Quais são os principais tipos de envenenamento?

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados. e produtos caseiros.

Como age o veneno no corpo humano?

Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

Que tipo de emergência médica e o envenenamento?

O envenenamento, ou intoxicação aguda, ocorre quando a pessoa inala, ingere alguma substância tóxica ou essa substância entra em contato direto com a pele.

O que é emergência toxicológica?

I - Assistência Toxicológica: um conjunto de ações e práticas a nível individual e coletivo, relacionadas às exposições às substâncias químicas, toxinas de animais peçonhentos e plantas tóxicas, envolvendo a promoção e a vigilância da saúde e a prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas.

Como ocorre a morte por envenenamento?

As intoxicações e o envenenamento são causados pela ingestão, aspiração e introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas de naturezas diversas. Podem resultar em doença grave ou morte em poucas horas se a vítima não for socorrida em tempo.

Como ocorre o envenenamento por arsênio pentavalente?

Devido à sua solubilidade em água, o arsênico pentavalente (arseniato) é mais facilmente absorvido pelas membranas mucosas, como o trato gastrintestinal, do que o arsênico (arsenito), que penetra na pele mais rapidamente devido ao aumento da solubilidade lipídica.

Como saber se o cão foi envenenado?

Os primeiros sinais de envenenamento são: salivação, vômitos, inchaço, vermelhidão na boca, taquicardia, diarreia, tremores, secreções bucais e até convulsões. Caso seu cãozinho apresente estes sintomas, procure imediatamente um veterinário. Rapidez é essencial para a recuperação do animal.

Por que o Arsenato é tóxico?

Envenenamento por arseniato Assim, a glicólise ocorre, mas a molécula de ATP que seria gerada a partir de 1,3-bisfosfoglicerato perde-se - o arseniato é uma desacoplador da glicólise, o que explica a sua toxicidade.

Onde tem arsênico?

O arsênico pode ser encontrado em plantas, animais, rochas, solos ou dissolvido em água. Ele é naturalmente encontrado na natureza, mas seus níveis vêm aumentando por conta da poluição. Dentre os alimentos onde ele pode ser encontrado estão o leite, peixes, frutos do mar, água e principalmente arroz.