O sangue que corre nas veias está sob pressão mais baixa do que aquela observada em artérias. Para garantir um fluxo unidirecional de sangue, as veias apresentam valvas que impedem o refluxo do sangue. Além disso, para garantir o fluxo sanguíneo adequado, a musculatura esquelética exerce um importante papel.
Quando aumenta a resistência vascular, o gradiente de concentração precisa aumentar para manter a velocidade do fluxo e, assim, o coração tem que trabalhar mais para manter uma circulação adequada. A resistência depende de três fatores, que são: viscosidade, comprimento do vaso e o raio.
Durante o treinamento aeróbio, ocorre um aumento do volume diastólico final, causado principalmente pelo aumento do volume plasmático. O ventrículo esquerdo é a câmara do coração mais modificada em resposta ao treinamento de resistência.
Segundo ALMEIDA & ARAÚJO (2003) a FC de repouso mais baixa pode ocorrer como conseqüência de outras adaptações ao treinamento; o aumento do retorno venoso provoca um aumento do volume sistólico e a lei de Frank-Starling sugere que, quando há um aumento do volume de sangue em suas cavidades, o coração aumenta também sua ...
Quais são as adaptações cardiovasculares responsáveis pela diminuição da frequência cardíaca (bradicardia) de repouso após um período de treinamento físico? Aumento do débito cardíaco, diminuição do tônus vagal, aumento do tônus simpático.