EQST

O Que Foi O Renascimento Comercial E Urbano Resumo?

O que foi o renascimento comercial e urbano resumo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que foi o renascimento comercial e urbano resumo?

O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

Quais as principais características do renascimento comercial?

O renascimento comercial da Idade Média ocorreu por causa da ampliação das rotas comerciais e do estabelecimento de feiras anuais, que atraíam inúmeros comerciantes interessados na venda e troca de produtos. Uma consequência desse fenômeno foi o retorno da utilização da moeda.

Quais as características do renascimento comercial e urbano?

Foram características do renascimento comercial e urbano do fim da Idade Média a retomada do crescimento das cidades, mudança das bases da economia da agricultura para o comércio, ascensão social da burguesia (a classe responsável pelo comércio) e início do processo de centralização política.

O que foi o renascimento urbano resumo?

O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI. O aumento populacional e a existência de um quadro social de grande opressão, a servidão, levavam muitos camponeses a fugirem das suas terras.

Quais as causas e consequências do renascimento urbano?

Resposta: A grande consequência do Renascimento urbano foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.

O que provocou o renascimento?

É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas. Nesse período foram feitas grandes descobertas científicas e foram criadas obras de arte belíssimas.

Quais as características do renascimento cultural e urbano?

As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica. Foi um movimento artístico e filosófico que despontou na Itália no século XV.

Qual é a relação do renascimento comercial e urbano com as cruzadas?

O fim do sistema feudal e o surgimento do sistema capitalista foram fundamentais para consolidar a expansão do comércio. Entretanto, foi a partir das Cruzadas (entre os séculos XI e XIII), expedições militares de caráter econômico, político e religioso, que as relações comerciais foram fortalecidas com o Oriente.

Porque essas cidades cresceram e ganharam importância na época do renascimento comercial e urbano?

Como anteriormente a maior parte da Europa era constituída por feudos, esse processo foi chamado de "Renascimento urbano", pois as cidades voltaram a se tornar importantes núcleos econômicos. ... O aumento da liberdade política e econômica foi propiciando o aprimoramento do trabalho urbano.

Qual foi a importância do renascimento urbano para o renascimento comercial?

O renascimento comercial e urbano contribuiu para o surgimento de um novo grupo social; a burguesia. Com o surgimento da burguesia, começa a ocorrer o declínio da nobreza feudal. ... Essas atividades econômicas desenvolveram-se impulsionando o renascimento das cidades e o surgimento de novas.

Qual a relação entre as cruzadas e o final do feudalismo?

As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal; ... - No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

Quais foram as relações entre cristãos e muçulmanos após as Cruzadas?

As Cruzadas contribuíram para abalar a relação entre cristãos e muçulmanos e resultou no aumento da intolerância religiosa entre as partes. Uma consequência disso foi a tomada de Constantinopla pelos turco-otomanos em 1453, que foi o resultado do contra-ataque do Islã ao Cristianismo.

Qual a relação da peste negra com o renascimento comercial?

Chegada da peste negra na Europa e disseminação No século XII, a Europa havia retomado relações comerciais com o Oriente no chamado Renascimento Comercial. Esse comércio era feito predominantemente por navios, através do Mar Mediterrâneo. No século XIV, ratos vindos do Oriente chegaram à Europa através desses navios.

Porque a Peste Negra era chamada de peste negra?

A peste era chamada de negra porque ela causava manchas negras na pele das pessoas, fruto das infecções provocadas pelo bacilo. Essa peste também ficou conhecida como bubônica por provocar bubões ou bubos, isto é, inchaços infecciosos no sistema linfático, sobretudo nas regiões das axilas, virilha e pescoço.

Qual a forma de transmissão da peste negra?

A peste bubônica é uma doença causada pelo Yersinia pestis, uma bactéria que é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados. Quando as pulgas contaminadas têm contato com seres humanos, a transmissão da doença acontece.

O que provoca a peste bubônica?

A Peste Bubônica é uma das três doenças causadas pela bactéria Yersinia pestis: as outras duas são peste septicêmica e peste pneumônica. O microrganismo é transmitido principalmente por pulgas que atingem animais de pequeno porte, como ratazanas.

Porque a Peste Negra se espalhou tão rapidamente?

Fala-se que o contágio aconteceu mais rapidamente pela via marítima, isto é, pelas embarcações que navegavam pelo Mar Mediterrâneo, mas a contaminação por via respiratória permitiu que a doença prosperasse. A circulação de comerciantes, soldados e peregrinos contribuiu para difundi-la por terra.

Teve peste negra no Brasil?

O temor da invasão pela peste, no Brasil, confirmou- se quando, em outubro de 1899, a peste bubônica chegou ao porto de Santos. O segundo porto em importância no país, na cidade paulista de Santos, foi a porta de entrada da epidemia de peste, que assolou várias cidades brasileiras, no início do século XX.

Por que médicos usavam máscaras contra a peste negra?

Alguns médicos usavam máscaras que pareciam bicos de aves cheias de itens aromáticos. As máscaras foram concebidas para protegê-los do ar fétido, que, de acordo com a teoria miasmática da doença, foi considerado como a causa da infecção.

Como as pessoas se protegem na Idade Média contra a peste negra?

Máscara da Peste Negra Nelas, tinham itens aromáticos e que eram usadas como um tipo de filtro para proteger os médicos do ar contaminado pela peste, e principalmente do odor extremamente desagradável (conhecido como miasma), que era considerado como uma das principais causas da infecção.

Quais tratamentos eram usados para tentar curar a peste negra?

Tratamento de Peste negra Antibióticos e tratamento medicamentoso para alívio dos sintomas são efetivos contra peste negra em pacientes diagnosticados a tempo. Durante o tratamento, o paciente precisa ser isolado.

Como foi o combate da peste negra?

As quarentenas foram positivas para combater a peste negra. Algumas cidades que possuíam muralhas na época fechavam os seus portões e ninguém podia entrar ou sair, impedindo a bactéria atingir as pessoas ou ratos da cidade.

Que ano teve a peste negra?

1346 – 1353