A ordem jônica surgiu no leste da Grécia (Jônia) por volta de 450 a.C, mas foi muito utilizada em Atenas. Suas linhas são orgânicas, leves e fluídas com alusão às linhas do corpo feminino, o que caracteriza a “esbelteza feminina”. As colunas jônicas possuem altura nove vezes maior que seu diâmetro.
O capitel é a extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, cuja função mecânica é transmitir os esforços para o fuste.
Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia.
As três principais ordens clássicas são a Dórica, a Jônica e a Coríntia. As ordens descrevem a forma e a decoração das colunas Gregas e posteriormente das Romanas, e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura atual.
Bronze e mármore foram os materiais mais utilizados na elaboração das estátuas pelos gregos. O mármore foi vastamente utilizado, mas apresentava elevado peso e difícil transporte, assim, com frequência fazia-se cabeça e braços separados, e estes eram presos ao corpo por grampos de metal.
Um exemplo nítido dessas características da arquitetura grega foi o templo de Zeus Olímpico. Como o próprio nome já sugere, esse templo foi erguido em homenagem ao deus Zeus. O templo de Zeus Olímpico foi construído entre os séculos VI e II a.C. na polis-estado de Atenas.
1) É um exemplo de arquitetura grega: * igrejas; mesquitas; templos; castelos.
As principais características dos templos gregos são o uso de colunas de pedra que resultavam em um aspecto mais monumental a essas estruturas arquitetônicas e a representação das cenas do cotidiano. Os templos gregos caracterizavam pelas impressionantes beleza e perfeição.
O templo grego é uma das tipologias de maior relevo na arquitetura da Grécia Antiga....Tipos de templos
O templo grego
Os templos são muito marcantes na cultura grega antiga bem como no segmento de edificações. ... Os rituais e cerimônias religiosas eram realizados diante de uma das fachadas do templo em geral a fachada leste. Poucas pessoas podiam entrar nos templos.
As colunas apareceram pela primeira vez na arquitetura grega durante o século VII a.C. e atingiram seu auge com a construção do Parthenon, 200 anos mais tarde. Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia.
Os templos gregos tinham como função proteger os fiéis, outra função comum de um templo era de servir de depósito do tesouro da cidade.
Faziam também rituais religiosos nos templos ou nas chamadas “clínicas”. Os lugares tinham boa ventilação, iluminação e alguns cuidados que evitavam a contaminação. O grego Hipócrates introduziu os princípios de racionalidade médica e ética, que até hoje são referências (lembram do juramento de Hipócrates?).
Os templos eram destinados ao culto dos imperadores (divinizados após a morte) e aos Deuses. ... 4 - Os templos dessa era seguiram principalmente o estilo jônico, mas ao contrário dos templos gregos que eram abertos por todos os lados, os templos romanos possuíam uma entrada com degraus e pórtico apenas na parte frontal.