A Reforma Luterana surgiu na Alemanha na segunda década do século XVI feito por Martinho Lutero. Esta reforma criticava várias ações da Igreja Católica e resultou na criação da Igreja Luterana. Este movimento teve forte apoio da nobreza da Alemanha, desaprovou o capitalismo e a utilização do dinheiro.
Resposta: As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa.
A Reforma Religiosa (Reforma Protestante), ocorreu graças à um camarada: Martinho Lutero (monte Agostiano), no Renascimento já havia índices de "mentiras" contadas pela igreja, tinha conflitos e mais conflitos.. ... dessa forma, surgiu a Reforma Religiosa.
Resposta. Resposta:Entre essas novas instituições podemos destacar o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo como exemplos das novas religiões protestantes surgidas no século XVI. Martin Lutero foi o líder deste movimento que deu início a diversos rompimentos com a Igreja Católica.
Os principais nomes da Reforma Protestante