A poda de condução da trepadeira bouganvília é um tanto subjetiva. Você pode tentar conduzi-la em tronco único ou múltiplo sobre o suporte, de acordo com seu gosto e o formato que deseja.
Para dar forma à copa da “arvoreta”, quando os ramos superiores começarem a bifurcar, pode-os de modo a manter apenas os maiores e que crescem para fora, pois eles vão deixar a copa mais larga. Corte os ramos que se cruzam, pois eles podem engrossar com o tempo e se friccionar uns aos outros, causando lesões na planta.
Durante a estação do crescimento, primavera e verão, cortar ramos junto a brotações novas, retirando cerca de 30 cm ou pouco mais. Isso permitirá que as gemas próximas ao corte iniciem brotações, o que aumentará sensivelmente o tamanho da copa de um ano para outro.
O profissional deve levar em consideração a espécie a ser podada, qual será o diâmetro do galho que será cortado, para assim poder determinar qual equipamento será usado.
Faça a poda no começo da primavera. Se esperar até os brotos terem se formado, você cortará o crescimento e limitará a produção de flores. Se podar muito antes, o frio pode impedir o crescimento que acontece logo após a poda.
O substrato deve propiciar boa drenagem e aeração, sendo composto por uma mistura homogênea de terra vegetal e areia. A irrigação em vasos exige a certeza de que o substrato está seco. Para verificar a umidade, insira um pedaço de madeira (pode ser um palito de churrasquinho) ou o dedo no solo.
Por não produzir sementes, a primavera deve ser reproduzida por estacas. Plante as mudas em local que receba sol o dia todo, em solo misto (misture areia, composto orgânico e substrato para mudas em partes iguais) e regue só quando a terra secar superficialmente, já que essa espécie não suporta encharcamento.
Cuidados necessários: * O vaso deve ficar em local ensolarado. São necessárias quatro horas de sol diárias para o florescimento da primavera. * Regar pela manhã ou à tarde ou sempre que os raios solares estiverem menos intensos.
Ela se dá bem se for plantada no chão e diminui se for plantada em vaso. Não esquecer do composto orgânico. Para ajudar na adaptação da planta ao solo, deve-se molhar diariamente, durante 45 dias. Após esses 45 dias, molhar duas vezes por semana, observando a necessidade da planta.
Saiba como recuperar uma planta seca
O enraizamento demora de 8 a 10 semanas.
Tradicionalmente as Primaveras são utilizadas para o cultivo de bonsais, pois florescem geralmente duas vezes ao ano, na Primavera e no Outono. Mudas plantadas em vasos requerem um período de adaptação ao sol direto, devendo deixar a planta por períodos gradativamente maiores exposta ao sol.
As Primaveras ou Bungavílias (Bougainvillea sp) são trepadeiras muito rústicas, e diz-se que gostam de sofrer para que floresçam em abundância. As mais bem cuidadas, regadas e adubadas parecem florescer menos do que aquelas que ficam abandonadas em terrenos baldios ou nos jardins de veraneio.
Nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares, como primavera, três-marias, juá-francês, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro, roseta, riso, pataguinha, pau-de-roseira e flor-de-papel.
As flores são compostas por três brácteas em tons rosa-avermelhado, escuro ou ainda roxo. Quando pequenas, as flores são no tom creme. Floresce geralmente no período outono-primavera.
A bougainvillea spectabilis (nome científico da primavera) é uma das plantas mais cultivadas nos jardins tropicais do mundo inteiro, nos projetos de paisagismo onde há necessidade de introduzir uma grande quantidade de flores, ela é uma boa opção, pois a planta apresenta inúmeras cores em vários tons, como: branca, ...
Pertencente a família botânica Nyctaginaceae, gênero Bougainvillea, a primavera é um arbusto lenhoso, espinhento e escandente. Originária do Brasil, esta planta também é conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias, flor-de-papel, pau-de-roseira, santa-rita.
BOTÂNICA designação comum, extensiva às plantas do género Bougainvillea, da família das Nictagináceas, nativas do continente americano, de porte arbustivo, escandentes, que se destacam pelas brácteas vistosas, de cor púrpura, rósea, etc.
Flores como as que bougainvillea produz requerem muito esforço da parte da planta, portanto, podas e adubagens frequentes também ajudam no florescimento. Além disso, sem uma boa frequência de exposição à luz solar, dificulta-se o processo de floração.
A adubação é essencial para que a primavera (Bougainvillea spectabilis) floresça. Dê preferência a adubos minerais de solo com liberação controlada de nutrientes – o NPK por exemplo.
A planta conhecida popularmente como Maria-Sem-Vergonha ou Beijinho é uma espécie de flor popular, chamada de Vinca de Madagascar, presente também em diversos países ao redor do mundo. Seu nome científico é Catharanthus Roseus e sua adaptação no Brasil foi fácil o que facilita a floração constante.