1543 – 1687
Os efeitos da Revolução Científica foram incontáveis e mudaram significativamente a história da humanidade. Provou-se que a Terra é que girava em torno do Sol, a física explicou diversos comportamentos da natureza, a matemática descreveu verdades e o humanismo tornou os pensamentos mais críticos, por exemplo.
A revolução cientifica foi uma mudança drástica do paradigma social, cultural, artístico e educacional e que fundamenta a Idade Moderna. Fazem parte da revolução científica o racionalismo e o iluminismo, sendo importantes pensadores para o desenvolvimento do método científico filósofos iluministas como Bacon.
Chamamos de revolução científica o período entre os anos de 1550 e 1770, aproximadamente. Este período foi marcado por mudanças na forma do pensamento e da fé aceitos na Europa.
Temos as contribuições de Copérnico, Bacon, Descartes, Galileu e outros indivíduos que compuseram as bases do fundamento científico de caráter experimental, ou seja, o novo método científico do século XVII era majoritariamente experimental, e isso quer dizer que dava-se não na teorização descomprometida, mas na ...
O método cartesiano (de Descartes) deu um "start" ao conhecimento científico. A ciência busca a objetividade: sujeito x objeto. ... O conhecimento científico propiciou o rompimento com a filosofia (que se deu com Kant), ficando a filosofia no papel de crítica à ciência.
Acerca da revolução científica moderna, podemos evidenciar que se trata de um pe´riodo em que o avanço na área da tecnologia, em como das novidades científicas foram extremamente exacerbadas, tendo assim como principais características o desenvolvimento científico e o afastamento das questões teológicas.
Resposta. a. Foi a mudança das condições da ciência da Idade Média para a Idade Moderna.
Uma crise é resolvida quando surge um paradigma inteiramente novo, que atrai a adesão de um número crescente de cientistas até que eventualmente o paradigma original, problemático, é abandonado. A mudança descontínua constituí uma revolução científica. ... Esta é a função das revoluções (Kuhn, 1962).
Brahe. A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
E para explicar as coisas era necessário um método científico de observação, coleta de dados, e criação de hipóteses que deveriam ser testadas por meio de experimentações. Assim o racionalismo e o experimentalismo foram as bases do conhecimento científico e são, até hoje, referenciais fundamentais da ciência.
Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível. De acordo com o indutivista, a ciência começa com a observação.