O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
Com a Semana de Arte Moderna em 1922 tem início a Primeira Fase do Modernismo, que também é chamada de Fase Heróica. Pode-se caracterizar tal fase por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética inspiradas nas vanguardas europeias como o cubismo, o futurismo, o surrealismo e outros.
Primeira fase do modernismo. ... Confira o contexto histórico do surgimento do modernismo. Traços estéticos e temáticos: A essa primeira geração, também, convencionalmente, denominada “heroica”, coube, portanto, estabelecer os novos paradigmas de arte.
A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até 1930. Lembre-se que o modernismo foi um movimento artístico, cultural, político e social bem amplo.
A chamada “fase heroica” do modernismo, também conhecida como primeira fase modernista, teve como principais representantes Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade.
Terceira geração (1945-1960) Ambos faziam parte do grupo “geração 45”, que também contava com Ariano Suassuna e Lygia Fagundes Telles.
A terceira geração do modernismo ficou conhecida como a Geração de 45, uma fase marcada pela linguagem mais requintada, a busca pela perfeição e a volta da rima e da métrica. A 3ª fase do modernismo (1945 – 1980) surgiu durante a Guerra Fria e o governo JK, sendo conhecida como Geração de 45 e pós-modernismo.
Oposição à liberdade formal; Experimentações artísticas (ficção experimental); Realismo fantástico (contos fantásticos); Retorno à forma poética (valorização da métrica e da rima);
Clarice Lispector e Mario Quintana são escritores desse período.
Os poetas da segunda geração do modernismo deram continuidade às conquistas dos primeiros modernistas e criaram novas possibilidades temáticas, perpetuando a nova concepção de Literatura defendida por seus antecessores e levando adiante o projeto de liberdade de expressão que possibilitou até mesmo uma revisitação da ...