Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio perigoso.
O que Charles Chaplin tentou passar para os donos de empreendimentos e para a sociedade? Chaplin faz uma crítica social. Mostra as máquinas tomando o lugar do homem, e esses, por sua vez, sendo tratados como máquinas. Mostra a preocupação tão grande em produzir e a falta de atenção às condições de trabalho.
O filme Tempos Modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
Tema é parte do todo que organiza a história e a comunica ao público. ... Tema é o principio organizador por trás da história, é ele que determina o que deve ser incluso e o que deve ser deixado de fora.
R: Se chama Tempos Modernos porque se refere as inovações industriais, sociais e econômicas que estavam ocorrendo rapidamente na época. Temos como exemplo retratado no filme a crescente substituição da manufatura pela maquinofatura.
Resposta: São considerados atuais já que eles tratam de temas presentes na sociedade ainda hoje!!!
1) Qual o contexto social e econômico relatado no filme? ... O filme situa-se no contexto da Grande Depressão que se seguiu à crise de 1929 quando os altos índices de desemprego e a expulsão dos trabalhadores agrícolas de suas terras aumentaram a exploração do trabalho nas cidades.
R: A classe trabalhadora é retratada com pessoas em condições desumanas e, ainda assim, não ganhavam o suficiente para sustentar nem a si e nem a sua família. Também possuíam excessivas jornadas de trabalho, tanto que o personagem de Chaplin teve um colapso nervoso tendo que ficar internado em um hospital.
O filme Tempos Modernos retrata, de forma bem humorada, os princípios administrativos introduzidos pela Teoria da Administração Científica. São eles: análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; • estudo da fadiga humana; • divisão do trabalho e especialização do operário; • desenho de cargos e tarefas; …