Nos centros urbanos o preço de moradia gira sempre em valores exorbitantes, o que faz com que os desvalidos sejam empurrados para o entorno das grandes cidades. Lugares quase sempre sem acesso a serviços, como sistema sanitário, o acesso à saúde e educação também é precário, bem como infraestrutura em geral.
podemos perceber o crescimento das cidades, prestando atençao na paisagem, nas estruturas, o local em si. por exemplo na primeira imagem é possivel perceber que se trata de uma area rural , ja na segunda podemos perceber que se trata de uma area urbana.
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.
Porque as cidades foram crescendo com todas as injustiças econômicas e, naturalmente, isso contribuiu para o aumento da desigualdade social. Desse modo, é possível perceber que as cidades são compostas por áreas nobres e áreas periféricas.
Passadas mais de três décadas do debate acerca da questão urbana brasileira, que tiveram como máxima expressão as desigualdades urbanas das principais metrópoles do país, especialmente pela ausência de serviços e infraestrutura em suas periferias, podemos observar ainda hoje a existência de contrastes urbanos quando as ...
Resposta. em que habitam ricos e pobres,fato que tem criado profundas desigualdades no que se refere aos espaços utilizados e apropiados pelos diferentes grupos sociais,ou seja,uma grande segregação espacial no interior do espaço das cidades.