Neste post vou te explicar todos os detalhes de como tudo começou, além de mostrar quando teve o início da musculação como competição e claro quem é conhecido como o Pai da Musculação.
Por 30 anos foi considerado o melhor físico do mundo e se tornou um ídolo do esporte muito antes de Steve Reeves, Arnold Schwarzenegger, Dorian Yates e Ronnie Coleman.
Assim como propagado por Sandow, as proporções tomadas pela prática da musculação são cada vez maiores, conquistando aliados em todo o mundo que buscam um melhor condicionamento físico e mais força e resistência muscular. A musculação hoje, assim como outras práticas físicas, é realizada a partir de um olhar mais saudável, contando com rigorosos aspectos de saúde e bem estar para ser efetiva ao homem.
Um grande exemplo de atleta que treinava naquela época é Milon de Crotona, esse atleta foi campeão das Olimpíadas múltiplas vezes e um dos principais exercícios na sua rotina era correr com bode em suas costas.
Como esporte, a atividade se origina também há muito tempo, adaptada como exercício de competição ainda no século XIX. Eugene Sandow, considerado pai da musculação, foi o primeiro homem a tornar do exercício uma prova, tendo como objetivo mostrar que vencia quem tivesse os maiores e melhores músculos. Essa prova londrina teria acontecido só em 1901, onde contava com 156 atletas e teve como vencedor o jovem Willian Murray.
Se tornando um verdadeiro ídolo do esporte por cerca de 30 anos, Eugene Sandow, o dono do melhor físico do mundo, era apelidado de aristocrata dos músculos, conhecido como um fenômeno mundial do potencial físico. Dando sua forma à estatua que premiava o vencedor no campeonato de musculação, Sandow se tornou referência, recebendo a categorização como pai da força.
Princípio da sobrecarga ou princípio da elevação progressiva da carga. Relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em consequência dos estímulos de treinamento físico. O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria no rendimento.
Mesmo com tantos esforços sendo feitos anteriormente, a musculação ainda não havia conquistado o devido espaço no meio dos esportes. Foi aí que surgiu o que conhecemos como fisiculturismo. Por volta do ano de 1946 começaram a surgir campeonatos onde o que se avaliava era a beleza do corpo.
Desenvolveu exercícios para reduzir as dores do parto, pediu a empresários que deixassem que os assalariados fizessem um pouco de ginástica por dia, o que talvez sugere que ele seja também o criador da ginástica laboral.
OXER Brasil | Contato | Política de Privacidade e Cookies
Conheceu ali o professor Attila, um homem forte da época, que fazia números profissionais de exibição de força e que viu em Sandow um grande potencial para o esporte e o início de um grande atleta.
O homem que foi intitulado pelo rei George da Inglaterra como: “Professor da Ciência da Cultura Física de sua Majestade”, hoje está imortalizado pela homenagem de Joe Weider que escolheu sua imagem, seu troféu (ele mesmo) como prêmio para o maior evento do Mundo Na Musculação que é o Mr. Olympia.
Eugene Sandow é considerado o pai da musculação, principalmente em sua forma competitiva. Ele nasceu na Alemanha, em 1867, e foi considerado um ícone do esporte. Seu físico foi considerado, durante 30 anos, o melhor físico do mundo!
Desde a Grécia antiga já haviam registros do treinamento com pesos para um desenvolvimento do corpo. Sabe aquelas estátuas gregas que vemos sempre? Elas eram um retrato do corpo almejado na época e que muitos atletas da antiguidade buscavam.
Sandow inventou aparelhos, aperfeiçoou antigos, criou cursos de ginástica por correspondência que foram verdadeiros marcos na Cultura Física e foi um dos primeiros defensores do ensino da Educação Física em colégios e escolas.
O curioso é que o prêmio para este campeonato que escolheu na época o físico mais fabuloso do mundo, foi uma estátua de Eugen Sandow segurando uma barra com pesos de bola.
Eugene Sandow, considerado pai da musculação, foi o primeiro homem a tornar do exercício uma prova, tendo como objetivo mostrar que vencia quem tivesse os maiores e melhores músculos. Essa prova londrina teria acontecido só em 1901, onde contava com 156 atletas e teve como vencedor o jovem Willian Murray.
Eugene não parou por aí, embora tivesse popularizado o esporte, Eugene viu ali uma forma de fazer a sua vida e então começou uma revista de musculação. É inegável o impacto de Eugene Sandow para a musculação, ele criou aparelhos de musculação e escreveu diversos livros. Isso tudo fez com que hoje em dia no troféu de Mr. Olympia (o maior evento de fisiculturismo do mundo) ainda tenhamos a imagem de Eugene.
A prática mais utilizada no mundo, que visa o aumento de massa e o condicionamento físico mais maduro, é a musculação. Como prática de ginástica, afirmações históricas podem provar que esta atividade seria realizada desde 400 anos antes de Cristo, contando com relatos de jogos de arremesso de pedras e escavações recentes que encontraram pedras com entalhes para as mãos, associadas prontamente ao treinamento com pesos.
Se antigamente a musculação envolvia a busca por um corpo ideal e uma dedicação que beirava o absurdo, hoje a história da musculação é de um esporte muito mais acessível. Não se precisa mais buscar um corpo extremamente definido ou treinar como se não houvesse amanhã.
Academias de ginástica e musculação: Origens Segundo Capinussú & Costa (1989), Platão criou em 387 a.C. uma escola em homenagem ao herói ateniense Academus, onde havia o ensino de práticas esportivas e lúdicas entre outras, e esse local recebeu o nome de Akademia.
Ela se desenvolveu a partir de exercícios inventados pelos soldados da Grécia Antiga, como montar e desmontar de um cavalo, e de habilidades semelhantes às executadas em um circo. Naquela época, o esporte tinha que ser praticado totalmente nu, os chamados gymnasios, seguindo uma “regra” do deus Apolo.
As atividades comuns até então eram basicamente:
No início dos anos 90, a abertura econômica favoreceu as importações, facilitando a incorporação de novos aparelhos e tecnologias. O termo “musculação” veio substituir o “halterofilismo”, que afastava o público feminino. ... As tecnologias invadiram as academias e os professores estão cada vez mais qualificados.
Segundo NOVAES (1996), a primeira academia de ginástica surgiu em meados de 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª Gretch Hillefeld,que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro.
O acompanhamento personalizado tem como foco a saúde das pessoas. Cuidar da saúde é dedicar o agora em conseguir um futuro melhor, mais qualidade de vida e mais saúde, conseguindo uma vida de plenitude e satisfação.
Prescrever, aplicar e ajustar o treino imediatamente Assim, ele pode ajustar o nível dos exercícios imediatamente, além de cuidar para que a execução seja correta, garantindo mais eficiência em cada série e prevenindo lesões por excesso ou erros.
Princípio da sobrecarga ou princípio da elevação progressiva da carga. Relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em consequência dos estímulos de treinamento físico. O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria no rendimento.
São os espasmos, fenômenos que ocorrem ao nível do músculo ou apenas nas fibras musculares, originados a partir de uma contração muscular. Normalmente, eles são desencadeados por estresse físico ou mental, mas também estão relacionados à fadiga por trabalho exaustivo e a movimentos inadequados.