A arte contribui como nenhuma outra disciplina porque é um caminho que traz liberdade de expressão, poder de análise e insere o indivíduo no coletivo, ao mesmo tempo em que fortalece sua individualidade.
A arte caminha na interdisciplinaridade; elas estão intimamente entrelaçadas, pois não existe Arte, sem a reflexão que ela nos permite fazer do mundo em que vivemos.
A dimensão interdisciplinar das artes bem pode ser percebida a partir da observação crítica dos modos operativos da linguagem da arte estabelecidos por alguns artistas matriciais da arte contemporânea. ... Usou materiais estranhos à arte e, intencionalmente, mesclou palavras, objetos visuais ou movimentos.
O conceito de obra de arte é uma construção social, não pode ser um trabalho isolado. ... Contudo, a arte está ligada aos fatores históricos e sociais, mas dialoga ativamente com nossa sociedade, criando os estilos de época, e acompanhando a evolução do homem e da tecnologia.
O papel da arte na sociedade. ... O fazer artístico expressa muito sobre o indivíduo, que está inserido no coletivo e, portanto, influencia e é influenciado pelo meio em que vive. Por ter essa capacidade de acessar conhecimentos e sentimentos profundos, a arte pode ser usada de diferentes formas na sociedade.
A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira.
A arte é conhecimento, pois, só é possível desenvolvê-la através das experiências que o artista teve, ou seja, através de seu conhecimento empírico, bem como, de metodologias em realização à confecção da própria peça que foram aprendidas.
A arte erudita cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimentos técnicos e formais apurados. As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais.
Resposta. A arte começou a manifestar-se quando o Homem desenhou com buris animais, como o cavalo, o bisonte e o veado, nas paredes das cavernas. Mais tarde veio dar-lhes cor, com tintas preparadas a partir de pó de barro, líquido extraído de plantas e resinas.
Resposta. Resposta: Os estilos que sucedem à arte renascentista, como o rococó e o barroco, também produziram obras-primas perenes. E a eles se seguiram outras escolas, como o esteticismo, o impressionismo, o romantismo, o realismo e o expressionismo, que vigoraram até o fim do século XIX.
Arte clássica (1000 a.C.-300 d.C.) A arte da Grécia Antiga marcou a evolução da arte ocidental. Depois de um começo em que salientaram as civilizações Minoica e Micênica, a arte grega se desenvolveu em três períodos: arcaico, clássico e helenístico.
O conceito de artes visuais surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) justamente para designar a percepção visual das formas de manifestações artísticas. Todos os trabalhos artísticos visuais possuem um valor estético e uma criatividade humana para serem consumidos através dos olhos.
Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
A mitologia grega atribui a origem da dança a Reia, que ensinou sua arte aos Curetes em Creta. Cronos destronou seu pai Urano. Uma vez que ele tinha medo de que pudesse ser destronado por seus próprios filhos, ele os comia assim que nasciam.