Quanto custa o atendimento das doulas? Não há um preço tabelado. De acordo com a doula Lara Cavalcante, o custo de contratação varia conforme a cidade e a região do Brasil, mas em média pode custar de R$ 1 mil a R$ 2 mil.
Mais conforto e segurança. O papel da doula é acompanhar e assessorar a mãe das mais diferentes maneiras. ... Ela está ali para o que a mãe precisar. Todo esse cuidado traz mais segurança e conforto para esse momento tão delicado e importante, e são incontáveis os benefícios de se ter um parto com apoio e cumplicidade.
Durante o trabalho de parto, a doula permanece ao lado da mulher o tempo todo. Atua com massagens, auxilia na movimentação, sugere posições, encoraja a mãe. Além disso, ajuda o parceiro a se envolver e participar ativamente do momento.
A doula ajuda a gestante a se preparar física e emocionalmente para o parto. Também orienta o casal sobre o que esperar do parto e após o nascimento do bebê. Ela auxilia, de formas variadas, com o plano de parto.
A doula oferece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto. Oferece suporte informativo explicando os termos médicos e os procedimentos hospitalares.
Segundo Nolan(4), doula é uma mulher sem formação técnica na área da saúde que orienta e acompanha a nova mãe durante o parto e nos cuidados do bebê, seu papel é segurar a mão da mulher, respirar com ela, prover encorajamento e tranqüilidade.
A palavra doula que significa “mulher que serve a outra mulher”, designa hoje um papel de cuidado não clínico que objetiva oferecer à parturiente um suporte seguro e satisfatório, fornecendo-lhe aconselhamento sobre medidas de conforto, e estimulando a autonomia na evolução do processo de parto.
Interesse da gestante Não interessa ao hospital, seja do SUS ou privado, se a doula que acompanhará a gestante está sendo paga pelo serviço. ... Em momento algum a lei faz distinção com relação às pacientes atendidas pelo SUS.
Segundo o CBO do Ministério do Trabalho, os quesitos mínimos para ser doula são:
Ser mulher; Idade a partir de 18 anos; Ter postura ética; Cadastro no Sistema de Doulas da Maternidade do HRSJ; Cadastro no Sistema de Voluntários da AAMHOR.
Doula não faz qualquer tipo de procedimento invasivo como exame de toque ou administração de medicamentos. O serviço desta assessora começa antes do dia do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a gestante e informá-la sobre as etapas do trabalho de parto, preparação do períneo e elaboração do plano de parto.
Qualquer mulher com mais de 18 anos pode ser doula, inclusive quem não é profissional da saúde. Não é fundamental que seja mãe, mas a experiência da maternidade com certeza traz um componente especial à relação doula-gestante. Não precisa ter tido parto normal para ser uma boa doula.
160 horas
A qualificação terá 240 horas, sendo 160 horas teórico-práticas e 80 horas de prática supervisionada em serviços e instituições de cuidado à gestante, parturiente e/ou puérpera.