Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 2 Indivíduo mestiço, filho de branco com indígena; cariboca, curiboca. 3 Mestiço de negro com indígena; caburé, cafuzo: “[…] as crianças abandonadas da cidade o chefe era Raimundo, o Caboclo, mulato avermelhado e forte” ( JA ) .
Caboclo, dentro da Umbanda, corresponde a um espírito desencarnado de um índio, que se manifesta através de uma pessoa capaz de senti-lo, o chamado “médium”. ... Daí a sua participação nas sessões de Umbanda, onde procuram auxiliar as pessoas em dificuldades e desse modo evoluir espiritualmente.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Obaluaiyê
Xangô, chefe do vermelho, rei de Oyó, dono do fogo é um evidente símbolo solar, com seus 12 Obás, seus 12 pares, seus 12 cavalheiros e, portanto, um símbolo de vida, de erotismo e sensualidade, no seu melhor sentido, presidindo inclusive o amor, e, odiAndo acima de tudo a morte, a doença.
Ficou curiosa? Então, conheça o Orixá de cada signo
Os filhos de Nanã costumam sofrer de cansaço nos pés e pernas e de problemas estomacais/intestinais. Apesar de serem pessoas aparentemente calma, a sua cabeça não para de pensar, está sempre cercado de suas preocupações e das preocupações dos outros (uma consequência da forte responsabilidade que têm).
Nanã
Peça á mãe Nanã sabedoria, paciência e amor misericordioso que só uma mãe sabe dar. Saudação: Saluba Nanã,salubaê./span>