A educação ambiental na escola, envolvendo todo o quadro de professores, funcionários e alunos, vem como um processo de reconhecimento de valores e esclarecimento de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio e aos princípios sociais e ambientais da ...
Concluiu-se que os principais desafios para a viabilização da educação ambiental nas escolas públicas do Ensino Fundamental I são a falta de conhecimento dos próprios educadores acerca do tema e a insistência em métodos tradicionais de ensino relacionados a uma perspectiva puramente contemplativa da natureza.
A implementação da educação ambiental nas escolas pode acontecer por meio de conteúdos trabalhados em sala de aula e em atividades específicas. ... Visto isso, a sustentabilidade deve fazer parte da rotina escolar e das atitudes de seus funcionários, servindo como bons exemplos para as crianças.
A educação ambiental nas escolas Com isso, ela objetiva a formação de valores e atitudes criadas sob o enfoque da sustentabilidade. Destacam-se temas como o consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros.
A ocupação das áreas próximas de rios e mananciais gera uma série de prejuízos à natureza, tais como o assoreamento e a contaminação da água.
Resíduos sólidos acumulados. Problemas socioambientais. Inchaço populacional. Estes são alguns dos atuais problemas das cidades brasileiras.
Algumas das consequências desse crescimento urbano desordenado podem ser enumeradas: proliferação das favelas, desemprego, marginalidade e carência de infra-estrutura básica.
O crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão geram consequências graves para a situação de moradia no Brasil, tais como enchentes, desmoronamentos, mortes, etc. No Brasil, infelizmente, tornaram-se comuns vários problemas consequentes das chuvas ao longo dos primeiros meses do ano em várias regiões do país.
A falta de planejamento para o crescimento populacional urbano faz com que, sem possuírem lugares adequados para se alocarem, as pessoas passem a ocupar locais inapropriados, como morros, encostas, planícies fluviais (margens de córregos e rios) e periféricas, acarretando não só a ocupação desordenada do espaço urbano ...
Urbanização (continuação) A incapacidade de absorver tamanha quantidade de migrantes aumenta o número de pessoas desempregadas. ... Roubos, assaltos, sequestros, assassinatos, entre outros, que atingem milhares de pessoas todos os anos, fazendo muitas vítimas fatais.
A urbanização gera problemas diante da necessidade da redução de áreas naturais e a consequente poluição gerada pela sociedade urbana, bem como intensifica problemas tipicamente urbanos como engarrafamentos, falta de habitação, violência e pragas urbanas.