Nos alvéolos, acontece a remoção do gás carbônico e a incorporação de oxigênio no sangue, transformando o sangue venoso em arterial. Após a hematose, o sangue segue para o coração e é bombeado para diferentes partes do corpo, garantindo que o oxigênio chegue a todas as células.
Esse tipo de respiração é chamada de respiração branquial. O oxigênio presente na água passa pelas brânquias e para o sangue. O gás carbônico passará do sangue para brânquias e depois para a água.
Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.
A função primordial do sistema respiratório é a hematose: transferência eficaz de oxigênio do alvéolo para o sangue capilar e de dióxido de carbono do sangue para o alvéolo.
Hematose é um processo que pode ser definido, de maneira simplificada, como a remoção do gás carbônico e a incorporação de oxigênio no sangue, levando à transformação do sangue rico em gás carbônico (venoso) em sangue rico em oxigênio (arterial).
Alguns autores definem a hematose como trocas gasosas que ocorrem no nível das superfícies respiratórias por meio da difusão. Desse modo, a depender do tipo de respiração que o animal realiza, temos:
Antes de iniciar a hematose pulmonar, o ar entra pelas narinas, passando pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia até chegar nos brônquios.
A hematose ocorre entre as células das paredes dos alvéolos e as paredes dos capilares. O sangue venoso libera gás carbônico para o interior dos alvéolos enquanto o oxigênio dos alvéolos passam para o sangue que agora será chamado de sangue arterial.
Como mencionado, a hematose ocorre em diferentes locais a depender do animal estudado, podendo ser nas brânquias, nos pulmões, na pele e nas traqueias. Nos seres humanos, ocorre nos pulmões, mais precisamente nos alvéolos pulmonares.
Nesses capilares ocorrem as trocas gasosas no processo de respiração pulmonar, em que o sangue libera gás carbônico para os alvéolos, os quais, por sua vez, também liberam gás oxigênio para as hemácias do sangue.
Na vídeo-aula abaixo é mostrado como ocorre a chegada de ar até os pulmões, processo que se chama de ventilação pulmonar, até a realização da hematose com a troca de gases.
Nos alvéolos, acontece a difusão do oxigênio do ar para o sangue e a difusão do gás carbônico presente no sangue para os alvéolos.
Hematose pulmonar é o processo de troca de gasosa que ocorre com o sangue no interior do pulmão em estruturas chamadas de alvéolos pulmonares. Depois da troca de gases o sangue venoso passará a ser sangue arterial e o oxigênio poderá ser enviado para as células.
Hematose pulmonar: ocorre em seres humanos, e a troca gasosa é observada em estruturas denominadas pulmões, mais precisamente nos alvéolos pulmonares.
A hematose pulmonar ocorre ao nível dos alvéolos pulmonares e garante a transformação de sangue com elevada concentração de gás carbônico em um sangue rico em oxigênio. O ar atmosférico chega até os pulmões por meio do sistema respiratório. Assim, o ar percorre o seguinte caminho no nosso corpo:
Saiba mais: Embolia pulmonar — um problema em que ocorre a obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos
Hematose cutânea: ocorre a troca gasosa entre o sangue e a superfície do corpo do animal, e pode ser observada, por exemplo, em anfíbios e anelídeos.
Para chegar até os alvéolos, o ar deve percorrer todos os órgãos do sistema respiratório. Depois chegar nessas estruturas, o ar deve sair para sempre garantir a sua renovação.
DA SILVA, Luiz Carlos Corrêa et al. Pneumologia: princípios e prática. Artmed Editora, 2009. Link
Esse processo ocorre em conjunto com o sistema circulatório, pois a troca de gases como oxigênio e gás carbônico feita com o sangue que passa pelos pulmões.
Os alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas, e suas paredes são formadas por uma camada epitelial fina, a qual se apoia em tecido conjuntivo, no qual se observa uma grande quantidade de capilares. A troca gasosa nos alvéolos é facilitada pelo fato de as paredes dos capilares e dos alvéolos serem formadas por apenas uma camada de células e o sangue circular lentamente nesse local.
O sistema respiratório pode ser dividido em duas porções: uma parte condutora e uma parte respiratória. Fazem parte da porção condutora as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais.
O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. O sangue que deixa os pulmões possui 95% das hemoglobinas ligadas ao O2. ... Esse sangue difunde-se pelos tecidos onde o O2 se desprende da hemoglobina e passa para os tecidos.
1) um paciente portador da anemia falciforme , possui suas hemácias em formato de foice, dessa forma, a proteína hemoglobina que carrega ou oxigênio conjunto das hemácias é possível dizer que , sua forma de meia-lua , não é correspondente para o transporte suficiente de oxigênio e nutrientes para o corpo, dessa forma , ...
O oxigênio é fundamental para a respiração dos seres vivos. A ausência deste gás no corpo humano pode causar complicações na saúde. Na área médica o termo hipóxia refere-se à falta de oxigênio no sangue.
o oxigênio participa de respiração celular. ele entra na célula por difusão simples. no meio entre célula E oxigênio combina-se com substâncias químicas do alimento. (principalmente Glicose )e libera energia além disso libera gás carbônico e água.
Hemácias: transporte de gases. Leucócitos: imunidade e defesa. Plaquetas: coagulação do sangue.
O gás carbônico é transportado de três formas no sangue: ... Ocorre na seguinte forma: dentro das hemácias o CO2 reage c/ a água formando ácido carbônico (h3CO3) que se ioniza, formando H+ e HCO3- (bicarbonato). Este, então, sai das hemácias e é transportado no plasma sanguíneo.
Tipos de respiração dos animais
Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).
A respiração pulmonar ocorre em todos os vertebrados terrestres. Nos anfíbios, percebe-se que, além da respiração pulmonar, esses organismos necessitam das trocas gasosas realizadas na superfície de seu corpo (respiração cutânea). Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões.
A respiração das aves ocorre através de pulmões rígidos que se localizam na região torácica do animal.
As girafas respiram oxigênio e liberam dióxido de carbono, assim como os seres humanos e outros mamíferos. Quando uma girafa respira oxigênio, o ar desloca-se na traqueia e nos pulmões. Os pulmões se enchem de oxigênio e o sistema circulatório da girafa leva esse gás indispensável para o resto do corpo do animal.
Características dos Animais Vertebrados
Contudo, o sistema respiratório varia entre as espécies. Por exemplo, os anelídeos respiram através da pele (respiração cutânea), enquanto a maioria dos moluscos por meio das brânquias (respiração branquial). Heterótrofos: os invertebrados não possuem clorofila e não são capazes de produzir o seu próprio alimento.