O projeto estrutural determina os elementos estruturais (fundação, pilares e vigas ou alvenaria estrutural, e lajes) que têm como objetivo sustentar a edificação, transmitindo suas cargas acidentais e permanentes ao solo.
Os desenhos de formas devem ser independentes dos desenhos de armação. Os desenhos para execução das formas devem conter plantas, cortes, e elevações de todas as peças da estrutura, necessários ao perfeito conhecimento de suas formas, dimensões e níveis.
Considerações finais
Como fazer cálculo estrutural passo a passo?
Paredes: meça a altura e o comprimento de cada parede; Tetos: meça comprimento e largura; Fachadas: meça a altura e o comprimento de cada fachada (paredes externas); Área real: subtraia, da área total encontrada, todos os vãos existentes: portas, janelas.
De acordo com a norma NBR 14931, deve ser elaborado um plano de execução da estrutura e um projeto do sistema de formas e escoramentos, com definições sobre o processo de cura de concreto e o prazo para a retirada das formas e escoramentos.
Planta baixa é o desenho de uma construção que específica o posicionamento e tamanho de cada ambiente em uma área. Em geral, ela é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso.
A planta baixa é um documento básico elaborado pelo arquiteto para representar o layout de um casa ou determinado ambiente. Com isso, é possível visualizar como todos os cômodos estão interligados, a disposição dos móveis e outros aspectos.
As cotas devem ser preferencialmente externas e no mesmo alinhamento; Todas as peças e espessuras de paredes devem ser cotadas; Todas as dimensões totais devem ser identificadas; ▪ As linhas de cota nunca devem se cruzar; ▪ Cotas das peças e paredes, e cotas totais externas.