EQST

Como Era A Pirmide Social Ateniense?

Como era a pirâmide social ateniense?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.

Quais as características da sociedade grega?

- A sociedade grega era marcada por profundas desigualdades sociais. Existiam poucos ricos e a maioria era composta por pessoas muito pobres. ... Os homens livres e nascidos nas cidades-estados eram proprietários de terras, formavam a aristocracia rural, e possuíam uma boa condição econômica e social.

Onde se formaram as sociedades na Grécia antiga?

Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.

Onde era a Grécia antiga?

Grécia Antiga é o nome dado à civilização que foi constituída na área que abrange o sul da península Balcânica, ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor.

Quais eram as principais áreas que formavam a Grécia antiga?

Resposta: Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém as que se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.

Quais os aspectos geográficos da Grécia antiga?

A Geografia A Grécia continental também é chamada de península Balcânica era composta por terras férteis banhadas pelos mares, Egeu ao leste, Jônico a oeste e Mediterrâneo ao sul, cercadas de cadeias montanhosas o que influenciou muito a navegação marítima em todo o território.

Quais os legados da cultura grega presentes no mundo contemporâneo?

Resposta. - Democracia; - Artes: pinturas, esculturas, heranças da arquitetura grega, o teatro; - Filosofia: pensamentos de Aristóteles, Sócrates, Platão.

Qual foi o legado da filosofia grega para o ocidente europeu?

É por isso que, em decorrência do predomínio da economia capitalista criada pelo Ocidente e que impõe um certo tipo de desenvolvimento das ciências e das técnicas, falamos, por exemplo, em “ocidentalização dos chineses”, “ocidentalização dos árabes”, etc. ...

Qual a importância da filosofia grega para o mundo atual?

A importância da filosofia grega é dada pelo fato ter sido onde os primórdios da filosofia apareceram ( Grécia Antiga) , onde começou a surgir os grandes filósofos da história e a busca por saber e conhecer, refletir sobre assuntos muito questionados na época.

Qual a importância da filosofia para compreender o mundo em que vivemos?

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.