De uma maneira geral, a análise estrutural tem como objetivo a deter- minação de esforços internos e externos (cargas e reações de apoio), e das corres- pondentes tensões, bem como a determinação dos deslocamentos e corresponden- tes deformações da estrutura que está sendo projetada.
A análise estrutural computacional é um dos métodos utilizados para análise de comportamento de elementos mecânicos e estruturais quando submetidos a esforços e cargas dinâmicas ou estáticas. Para essa análise, é utilizado o método de elementos finitos, com o auxílio de softwares específicos, próprios para essa função.
As estruturas se caracterizam por serem as partes mais resistentes de uma construção. São elas que absorvem e transmitem os esforços, sendo essenciais para a manutenção da segurança e da solidez de uma edificação. Uma estrutura é formada por elementos estruturais, que combinados dão origem aos sistemas estruturais.
Elemento estrutural é cada uma das partes diferenciadas ainda que vinculadas nas quais pode ser dividida uma estrutura para efeitos de seu projeto. O projeto e cálculo destes elementos é feito de acordo com os princípios da engenharia estrutural e a resistência dos materiais.
Eles podem ser classificados em lineares, planos e espaciais. Os sistemas lineares são constituídos por vigas simples, vigas contínuas, vigas contínuas rotuladas. Os sistemas planos são os pórticos, arcos, treliças, grelhas,vigas-balcão etc. Os sistemas espaciais são estruturas aporticadas em duas direções.
Uma laje (ou lajem) em engenharia civil e arquitetura é o elemento estrutural de uma edificação responsável por transmitir as acções que nela chegam para as vigas (ou directamente para os pilares no caso de lajes fungiformes) que a sustentam, e destas para os pilares..
No método tradicional, ao invés do isopor é usada a cerâmica. Assim, a laje de isopor terá a mesma resistência que uma laje cerâmica. ... Mais uma informação importante é que uma laje de isopor ocupa, sozinha, o espaço de 5 lajotas tradicionais de cerâmica e consegue suportar até 370 kg por metro quadrado.
11 Respostas A laje pesa mais que o telhado. Muito obrigado.
De acordo com Osmar Mammini, 75, arquiteto e consultor da Abrapex (Associação Brasileira de Poliestireno Expandido), a laje comum pesa, em média, 36 kg por metro quadrado. Na recheada de EPS, o peso cai para 800 g.