O conceptismo significa “jogo de ideias”. Também é chamado de Quevedismo, pois foi inspirado na poesia do poeta espanhol Francisco de Quevedo (1580-1645). ... Sendo assim, o conceptismo é definido pelo uso de argumentos racionais, ou seja, do pensamento lógico, valorizando sempre o conteúdo textual.
Conceptismo, também chamado de Consentidualismo, é uma vertente literária do estilo barroco surgida em meados do século XVII na Espanha. ... A literatura conceptista é marcada pelo jogo de ideias (conceitos), onde é construído um raciocínio lógico, racionalista, com retórica aprimorada.
Principais nomes do Barroco no Brasil O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Outro destaque da literatura barroca foi Gregório de Matos (1633-1696).
Descrição: Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”. Nas artes plásticas, o Aleijadinho.
Escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, isto é, que privilegia a retórica e o encadeamento lógico de ideias e conceitos. ... Desenvolvimento ou argumento: defesa de uma ideia com base na argumentação.
Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.
Padre Antônio Vieira ficou conhecido pela atuação em defesa dos índios. Nascido em Portugal, foi no Brasil que começou a escrever seus sermões e a evangelizar. O religioso fez parte da Companhia de Jesus e defendia, além dos indígenas, a liberdade dos judeus, perseguidos na época pela Inquisição da Igreja Católica.
Obras do Padre Antônio Vieira A obra mais conhecida de Padre Antônio Vieira é Sermões (1679). Esse livro é o primeiro volume, pois o padre tinha a intenção de publicar outros doze, como bem explicita no prólogo ao leitor. Assim, essa obra contém apenas quinze dos seus inúmeros sermões: Sermão da sexagésima.
18 de julho de 1697
foi um importante religioso, orador e escritor português do século XVII. Atuou, no Brasil, como missionário da Companhia de Jesus é considerado um dos principais escritores e oradores sacros do barroco brasileiro. ... Atuou como missionário católico, defendendo a liberdade dos indígenas brasileiros.
Padre Antônio Vieira possui uma vasta obra literária desde poemas, cartas, sermões e romances. Foi responsável pelo desenvolvimento da prosa barroca em Portugal e no Brasil. Escreveu em estilo conceptista, cerca de 200 sermões dos quais se destacam: ... Sermão da Sexagésima (1655)
89 anos (1608–1697)
Dois nomes são importantes nesse contexto: Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, os principais autores do Barroco no Brasil. ... Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira são os principais nomes do Barroco no Brasil, no âmbito literário. Ambos devem ser associados à região nordeste, mais especificamente, à Bahia.
Resposta. Padre Antônio Vieira ficou conhecido pela atuação em defesa dos índios. ... O “Sermão de Santo Antônio aos Peixes” e o “Sermão da Sexagésima” são dois sermões conhecidos da obra de Vieira. Geralmente, seus textos eram de fácil compreensão, para que pudessem chegar a um público amplo sem perda de conteúdo.
Lisboa, Portugal
Antônio Vieira
Os Sermões ou ainda Sermoens (em português arcaico) é uma coletânea dos sermões mais célebres do Padre Antônio Vieira (1608-1697), e que pela construção e elaboração, tanto do aspecto gramatical quanto discursivo, valeram o status a seu autor de maior prosador da língua portuguesa.