EQST

Quais So As Partes De Uma Raiz E As Suas Funçes?

Quais são as partes de uma raiz e as suas funções?

A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e divide-se em quatro partes: região meristemática, lisa (alongamento), pilífera (maturação) e suberosa (ramificação). A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e é responsável pela fixação ao substrato, absorção, condução e armazenamento de nutrientes.

Qual planta tem raiz pivotante?

As raízes pivotantes ou axiais são caracterizadas por uma raiz principal maior, de onde partem raízes laterais. Elas são encontradas em plantas dicotiledôneas. Exemplos: feijão, café, ipê.

Qual é a função dos pelos absorventes de uma raiz?

Nesse local de maturação, é possível observar os pelos absorventes, que se relacionam com a capacidade da raiz de absorver água e sais minerais. Os pelos, que são na realidade extensões das células epidérmicas, fazem com que a superfície de contato com o solo aumente, favorecendo, assim, a absorção.

Quais são as estruturas e funções da raiz abaixo?

Cada uma das raízes que compõem esse sistema apresenta as mesmas regiões: coifa, zona meristemática, zona de alongamento, zona pilífera e zona suberosa. A coifa: É uma estrutura de proteção, localizada na extremidade da raiz. Ela protege a zona meristemática, formada por células com grande atividade de divisão celular.

Qual é a estrutura da raiz?

A parte interna da raiz é o cilindro central, composto principalmente por elementos condutores (protoxilema e protofloema), fibras e parênquima. O cilindro central é delimitado pela endoderme, uma camada de células bem ajustadas e dotadas de reforços especiais nas paredes, as estrias de Caspary.

Quais são as estruturas que faz parte do caule?

A estrutura primária do caule se origina a partir de uma intensa atividade mitótica das células do meristema apical. Se examinarmos o corte transversal de um caule primário, teremos as seguintes camadas: epiderme, córtex e sistema vascular. A camada mais externa é a epiderme.

Qual é o tecido do caule que nos fornece a madeira?

Lenho ou Xilema é a parte do caule localizado entre a medula e a casca. É formado pelas células que o câmbio produz para o lado de dentro, onde o câmbio é um tecido meristemático secundário. Tem as funções de sustentação, armazenamento e condução de seiva bruta. É a parte mais importante do caule, fornecendo a madeira.

Quais estruturas formam a casca do caule?

Mais externamente ao caule encontra-se outro meristema secundário: o felogênio. Ao se dividir internamente, o felogênio forma a feloderme. Quando se divide externamente o felogênio dá origem ao súber. Como estes tecidos formam a casca, o felogênio é também chamado de câmbio da casca.

O que é uma casca?

substantivo feminino Parte superficial e protetora dos troncos, dos galhos e dos ramos, rica em cortiça e em tanino. (Chama-se também casca a região externa das raízes e dos caules novos.). Invólucro de certos frutos: casca de limão.

O que é a casca da árvore?

A parte externa do tronco da árvore é chamada de casca. ... A camada interna da casca é viva e continua crescendo enquanto a árvore se desenvolve. O felogênio contém um tecido chamado floema, que transporta para todas as partes da árvore a seiva elaborada, que é o alimento produzido nas folhas.

Como ocorre o crescimento do caule?

O crescimento primário corresponde ao crescimento em comprimento do caule. O caule, assim como a raiz, possui um meristema apical onde ocorre uma intensa proliferação celular e a formação dos tecidos primários. ... Suas células são revestidas pela cutícula, substância cerosa que protege o caule e impede a perda de água.

O que determina o crescimento em espessura do caule?

No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas. À medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regiões onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais).

Como é o crescimento da planta?

Geralmente, o crescimento das plantas e aumento de sua massa é irreversível e se dá através das várias multiplicações celulares por meio de mitoses, fazendo com que haja uma distensão, ou seja, um aumento do volume celular.