Estudo do padrão de movimento por meio da descrição dos movimentos articulares. Estrutura e grau de mobilidade nas possibilidades de movimento.
O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica procede sua análise a partir de um prisma particular: o das leis da Física.
Para profissionais de educação física, o estudo da Cinesiologia é importante para melhorar e guiar uma aula ou plano de treino. Conhecer o papel de cada músculo contribui para preparadores físicos conseguirem equilíbrio muscular e evitar lesões em atletas e estabilizar alunos com limitações.
Mais especificamente, a Biomecânica permite, entre outras coisas, melhorar o desempenho de atividades esportivas, melhorar a técnica de realização de movimentos, melhorar equipamentos utilizados em esportes ou em atividades do dia a dia, prevenir lesões e auxiliar na reabilitação de lesões.
A Biomecânica tem acompanhado o ensino das técnicas associando a prevenção músculo-esquelética do indivíduo nas ações cotidianas, evitando assim que certos esforços desnecessários possam danificar suas estruturas e que sua ação motora seja racionalizada.
A biomecânica utiliza como métodos de medição de seus parâmetros quantitativos a cinemetria, a eletromiografia, a dinamometria e a antropometria3,4.
Medir uma grandeza física significa estabelecer uma relação entre esta e uma grandeza-unidade de mesma natureza (3). Os métodos utilizados pela Biomecânica para abordar as diversas formas de movimento são cinemetria, dinamometria, antropometria e eletromiografia.
O estudo do movimento humano é uma prática extremamente antiga. ... Biomecânica e cinesiologia dividem um mesmo objeto de estudo, que é o movimento humano, mas fazem isso a partir de óticas distintas. Portanto, as duas disciplinas acabam sendo complementares e fundamentais para o entendimento de cada situação do esporte.