Outra forma de converter as unidades de comprimento é utilizando o quadro a seguir. Note que se você quiser converter metro (m) para milímetro (mm) é necessário multiplicar por 10 três vezes. Já para converter metro (m) em quilômetro (km) é necessário dividir a medida por 10 três vezes.
Ou seja, 1 cm² equivale a dizer que temos 1 cm × 1 cm.
Quilômetro (km) -> hectômetro (hm) -> decâmetro (dam) -> metro (m) -> decímetro (dm) -> centímetro (cm)-> milímetro (mm). Para transformar em uma unidade que está logo à direita é preciso multiplicar os valores por 10. Já para unidades que não estão em sequência, a cada “pulo” de casa multiplica-se por 10 novamente.
Para realizar a conversão de uma unidade que está à esquerda para outra que está à direita, multiplicamos por 10 cada unidade de medida. m→ dm → cm. Então multiplicaremos por 10 cada uma. Para realizar conversões da direita para a esquerda, dividimos por 10 para cada unidade de medida.
Os submúltiplos do metro cúbico são: decímetro cúbico (dm3), centímetro cúbico (cm3) e milímetro cúbico (mm3);
Como calcular em metros cúbicos?
Com base nos itens citados anteriormente, deve-se fazer o seguinte cálculo: Área x Altura + Excedente Previsto. Exemplo: Área de 200m² com altura média de aterro de 2m para construção de edificação. Logo, 200m² x 2m = 400m³ + 40% (excedente previsto devido à necessidade de compactação do solo) = 560m³.