A causa do líquen plano é desconhecida, mas acredita-se que seja um distúrbio autoimune no qual os glóbulos brancos atacam e destroem as células da pele que expressam antígenos desconhecidos. Os fatores desencadeantes podem incluir agentes farmacológicos, sensibilizadores de contato ou agentes infecciosos.
As causas de líquen plano não são bem definidas, porém, sabe-se que as lesões surgem porque as células de defesa do corpo atacam a pele e as mucosas e podem ser desencadeadas devido a exposição a produtos químicos e metais, a medicamentos à base de quinacrina e quinidina e ao vírus da hepatite C.
O líquen plano pilar (LPP) é uma variante cutânea rara de líquen plano (ver este termo) que afecta os folículos pilosos. Pode ocorrer isoladamente ou em associação com formas mais comuns de líquen plano, normalmente do tipo clássico e/ou líquen plano oral.
O tratamento para líquen plano é indicado por um dermatologista e pode ser feito através do uso de remédios anti-histamínicos, como hidroxizina ou desloratadina, pomadas com corticoides e fototerapia.
Pacientes portadores de doenças crônicas como HIV, cardiopatia grave, doença de Parkinson, esclerose múltipla e doenças de pele como a psoríase têm direito a pleitear benefícios previdenciários e fiscais que por vezes são desconhecidos.
A recomendação é que se escolha profissional e clínica capacitados, qualquer que seja o procedimento. A idéia de fazer piercing ou tatuagem deve ser rejeitada se a pessoa tem alguma doença dermatológica como psoríase e verrugas viróticas ou doenças sistêmicas como diabetes.
Os mais utilizados normalmente são:
Depende. De acordo com a Dra. Lilia, a exposição solar pode ser feita, mas sempre com muito cuidado, principalmente em pacientes com psoríase.
Alimentos que devem ser evitados
Um ótimo tratamento caseiro para quando se está em crise de psoríase é adotar estes 3 passos que indicamos a seguir: