A caiação é um tipo de pintura natural que produz um efeito manchado nas paredes. É extremamente econômica e fácil de executar.
Como Fazer a Pintura com Cal Colorida Adicionar água até obter a consistência adequada para a pintura. Para melhorar a aplicação final e a resistência, podem-se sempre utilizar o fixador da marca de cal de pintura escolhido, ou um copo de óleo para cada saco(12Kg) de cal de pintura.
Como pintar o tronco de uma árvore com cal hidratado
A adição de cal, que dá a tonalidade branca aos troncos, é usada para combater a proliferação de fungos. O óxido de cálcio é uma substância alcalina e corrói a parte externa da árvore. O problema é que, junto com os fungos, ele mata microorganismos essenciais para a planta, como os liquens.
Geralmente, pintar com cal requer aplicação em duas demãos, sendo a primeira bem diluída para selar a superfície e a segunda mais consistente para dar o acabamento final, devendo-se observar o intervalo entre demãos de, no mínimo, 24 horas. A cal, além de versátil, é um produto cheio de vantagens para a sua obra.
Misture água destilada e tinta látex branca. Para chegar à consistência correta, basta misturar 4 L de água e 4 L da tinta. A cor branca é a que mais reflete a luz do sol e, desse modo, a mais capaz de proteger a árvore contra danos. Os polímeros aglutinantes da tinta látex reparam fissuras e rachaduras.
Portanto, para ajudar a manter uma árvore saudável, nunca se deve caiar os troncos. Por puro desconhecimento ainda tem gente que continua "pintando"o tronco das árvores, em alguns municípios, já é proibido por lei. Chamamos pintar ao ato de caiar ou pintar com cal, também usamos o termo caiação.
Caso queira uma proteção ainda maior, após a poda da planta, dependendo da espécie, é recomendado a aplicação de produtos protetivos como pastas à base de sulfato de cobre, principalmente naqueles ramos de maior diâmetro.
Há dois cicatrizantes bem simples que você pode fazer até mesmo em casa, com ingredientes encontrados em farmácias e supermercados. Para fazer um creme cicatrizante, compre em uma farmácia um potinho de vaselina em pasta (não da líquida) e misture nele um saquinho de canela em pó e algumas gotas de óleo de neem.
Modo de fazer:
lua minguante
Faça um corte no galho, no lado que fica virado para baixo. Esse corte não precisa ir até o fim do galho. Ele serve para evitar que o peso de um galho prestes a cair acabe causando rachaduras no tronco. Não corte no mesmo nível do tronco. Antes de remover um galho, procure um “colar” ao redor da base dele.